PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: VEJA
Data de Publicação: 29/03/1972
Autor/Repórter:

TROCA DE CANAL

Para os admiradores paranaenses de Chacrinha, Sílvio Santos e outros programas da Rede Globo, será uma questão de girar o botão do canal 12 para o 4. Para o ex-governador Paulo Pimentel. poderá ser, entre outras coisas, uma vitória política antecipada. Ele assinou um contrato, que passará a vigorar esta semana, garantindo para suas duas emissoras de televisão - TV Iguaçu, em Curitiba, e TV Tibagi, em Apucarana toda a programação da Rede Globo.

Com isso, além de ficar com os programas líderes de audiência no Estado, deixa à sua principal concorrente, a TV Paranaense (até então filiada à Globo), uma única e pouco alentadora alternativa: associar-se à Rede das Emissoras Independentes, liderada pela Record de São Paulo, e com cujos programas as estações de Pimentel há um ano não conseguiam sair do terceiro lugar no Ibope (a segunda era a TV Paraná, das Associadas).

Melhor que futebol - Pelo acordo, firmado em dezembro do ano passado mas só agora divulgado, a Globo cede sua programação à TV Iguaçu em troca de uma porcentagem (possivelmente 50%) dos anúncios nacionais veiculados no canal 4. Isso é o que diz Pimentel. Seus concorrentes, da TV Paranaense, ainda inconsoláveis com o golpe sofrido, afirmam que ele teve também que ceder parte das ações de suas TVs para atrair a Globo.

É possível que, como empresário, Pimentel não tenha feito o melhor dos negócios. Como político, no entanto, ele não poderia desejar mais. Com duas emissoras líderes de audiência no Estado, será um candidato respeitável para qualquer cargo eletivo.

"O Jornal Nacional", diz ele, "vai projetar o Paraná no país inteiro e isso é bom para o Estado e para mim, que sou político". Ele acredita em eleições diretas para governador em 1974, quando enfrentaria o senador Ney Braga, seu principal adversário: "Eu posso até perder, mas essa eleição empolgaria mais que um jogo de futebol".

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 507