![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: VEJA Data de Publicação: 22/09/1999 Autor/Repórter: Ricardo Valladares
![]()
CHIQUITITAS 2
A novela mexicana A Usurpadora, exibida pelo SBT, faz um enorme sucesso entre a criançada
Já faz algum tempo que a Rede Globo sofre do "pânico do sombrero". Essa síndrome se manifesta sempre que uma novela mexicana estréia no SBT e rouba pontos do Jornal Nacional. Isso está acontecendo agora, novamente, com A Usurpadora, que vai ao ar no horário das 8 da noite e está atingindo a ótima marca de 21 pontos de audiência. A novidade é que uma parte significativa do público de A Usurpadora é formada por crianças. Algumas bem pequenas. Segundo pesquisa do Ibope, 29% dos telespectadores da novela mexicana estão na faixa entre 2 e 9 anos. Para se ter uma idéia, é quase a mesma porcentagem de Chiquititas (36%), a atração que ocupa o horário imediatamente anterior na programação. Só que Chiquititas é voltada para o público infantil e A Usurpadora, não.
Qual a razão desse fenômeno? Parte da audiência infantil da novela mexicana, claro, é herdada de Chiquititas. Mas não é só isso. De acordo com a terapeuta de família e professora universitária Lídia Aratangy, A Usurpadora tem vários elementos de um conto infantil. Primeiro, há um ritmo de história em quadrinhos. "Os cortes são muito rápidos, não há encheção de lingüiça como nas novelas da Globo", avalia Lídia. Além disso, os personagens bons e maus são bem marcados. Segundo a psicóloga, os traços de caráter são enfatizados até pela maquiagem, como numa peça de teatro infantil. "As boazinhas têm traços leves, e as más usam uma pintura pesada. Se tirar o áudio, dá para saber quem é o vilão", analisa.
O enredo de A Usurpadora já apareceu em novelas brasileiras mais de uma vez. É a clássica história das duas irmãs gêmeas que têm personalidades diferentes: uma é santa; a outra, uma megera. A Usurpadora teve sua primeira versão brasileira exibida em 1967, pela extinta Tupi, com o nome de A Intrusa. A produção desta nova versão da novela é cara. As mulheres aparecem usando jóias enormes e vestidos de cores berrantes. Até parece que a figurinista é Rosane Collor. No elenco, destaca-se a estonteante Gabriela Spanic, miss na Venezuela em 1992, no papel das duas gêmeas. Os altinhos também gostam muito dela.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 51436