![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 17/10/1999 Autor/Repórter: Eduardo Zanelato
![]()
GABRIELA SPANIC FAZ MARATONA NO SBT
Na cola do sucesso de 'A Usurpadora', atriz esteve em São Paulo na semana passada
A venezuelana Gabriela Spanic virou uma das principais estrelas da TV brasileira. Ela esteve em São Paulo na semana passada para promover A Usurpadora, novela do SBT na qual faz o papel das duas protagonistas. A atriz veio com o marido Miguel de León - intérprete do milionário Douglas Maldonado.
Produzida pela mexicana Televisa, a novela projetou a ex-miss Venezuela internacionalmente e garantiu ao SBT uma audiência média de 21 pontos. Nada mal quando se leva em conta que, no mesmo horário, a Globo exibe o Jornal Nacional e o começo de Terra Nostra.
A atriz teve de enfrentar uma maratona pelas atrações da emissora de Silvio Santos. Além de ser convidada do próprio empresário no Em Nome do Amor, gravou Domingo Legal e De Frente com Gabi. Amanhã, vai ao Hebe.
"A Usurpadora é um sucesso por causa da produção, do elenco e do texto", afirmou Gabriela. Ela aprovou a versão em português da novela. "A dublagem é ótima: estou levando fitas para guardar como recordação", disse. Gabriela, que se diz fã de Os Paralamas do Sucesso, também gostou da música-tema interpretada por Paulo Ricardo na abertura.
Contrastes - Carnaval, praias e novelas como Pantanal, Renascer, O Rei do Gado e A Escrava Isaura eram as referências que ela tinha do Brasil. Mas foi o pãozinho que a conquistou. "Gostei muito do pão brasileiro", disse.
Gabriela acha as produções brasileiras "maravilhosas". "Elas não têm um só protagonista e as subtramas são importantes", comentou. "As novelas da Televisa e da Venevisión (a principal emissora venezuelana) têm os personagens centrais bem definidos."
Intérprete das gêmeas Paola e Paulina, a atriz afirmou que fazer a vilã é menos estressante. "É mais fácil, não porque eu seja má, mas pela liberdade de criar", explicou. Outra diferença da ficção para a realidade é a relação entre irmãs. Gabriela tem uma gêmea chamada Daniela.E garante que as duas se dão bem.
Gabriela começou a carreira aos 15 anos fazendo teatro. Cansou de bater à porta da Venevisión em busca de uma chance. "Só conseguia fazer figurantes sem falas", reclamou. Dois anos depois, inscreveu-se no Miss Venezuela. Após um ano no curso preparatório, e de perder 25 quilos, ela venceu a competição. "Ganhar o concurso é a forma de entrar na TV pela porta da frente."
Consagrada, Gabriela foi convidada para atuar no México. Graças ao sucesso de A Usurpadora, ela assinou um contrato com a Televisa até 2001. Há três semanas, acabou de gravar Por Tu Amor.
Nos Estados Unidos, A Usurpadora bateu a audiência da comédia Everybody Loves Raymond, o que chamou a atenção de Hollywood. "Não há nada concreto: não é o que estou buscando, mas tenho um agente nos EUA e estou aberta a oportunidades." Só há um empecilho . "Tenho de melhorar meu inglês."
Sobre a concorrência com a estrela mexicana Thalía, Gabriela foi polida. "Não existe disputa: Thalía é única", disse. "Não a conheço pessoalmente, mas a admiro." Mas Thalía que se cuide. Ela pensa em investir em música. "Não me considero boa cantora, mas se um produtor me convidar, vou dedicar-me totalmente."
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 51880