![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 17/10/1999 Autor/Repórter: Sônia Apolinário
![]()
ELA ANDA USURPANDO IBOPE DA GLOBO
Até o diretor Jayme Monjardim, de 'Terra Nostra', se rende à boa audiência da mexicana
O diretor de núcleo da Globo, Jayme Monjardim, vive seus dias de "vidraça". Há nove anos, ele era a pedra que caía em cheio no telhado da emissora carioca, no comando da novela Pantanal, exibida pela Manchete com média de audiência de 25 pontos. Hoje, o diretor da novela Terra Nostra, que tem tratamento de superprodução pela Globo, tem de conviver com o sucesso de A Usurpadora.
"Enquanto a novela do SBT não acabar, seu público não vai mudar de canal", admite Monjardim. "E eles estão com uma média de 20 pontos de audiência que é um número que não se pode menosprezar".
Para o diretor, Terra Nostra decolou. Mas ele ainda se considera em "período crítico". Tanto que ainda não parou para pensar no planejamento das outras fases da história - se é que o projeto inicial será mesmo mantido. "Estamos em um momento de avaliação", diz.
O motivo de tanta cautela são os números de audiência. A média oscila entre 43 e 49 pontos. É um resultado melhor do que o da antecessora, Suave Veneno, que teve dificuldades para sair dos 38 pontos. Mas ainda está longe do trilho de 55 estabelecido pela emissora. Antes da estréia, Monjardim sonhava com 50 pontos.
O ibope da primeira semana da novela das 8 foi decepcionante. Na estréia, a média foi de 51 pontos. Esse número desceu a cada dia. No sábado, registrou 39. Circulou o boato de que o sinal de alerta soou e que a direção da novela reeditou os capítulos. Cada três capítulos teriam virado um só.
Monjardim nega. E diz que o saldo é positivo. "O hábito de fazer coisas após a novela voltou: a audiência está maravilhosa para os tempos atuais."
As demais novelas da emissora também têm audiência menor que o esperado. A bem produzida Força de um Desejo oscila entre 23 e 26 pontos. Sua antecessora, Pecado Capital ficou entre 25 e 28. O trilho para o horário é de 35 pontos. Andando nas Nuvens, que começou com 32 pontos, fica entre 35 e 38. O trilho é de 45. Apesar disso, a direção da emissora se diz satisfeita com o resultado.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 51913