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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 13/12/1993 Autor/Repórter: Nelson Blecher
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VICE-LÍDER, SBT PARTE PARA PRODUÇÃO DE NOVELAS
Com as finanças saneadas, "sem dever um tostão aos bancos" como afirma o superintendente comercial Rubens Carvalho dos Santos, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) prepara-se para explorar o filé dos negócios das "networks": a produção de telenovelas.
Sua versão de "Éramos Seis" baseada na obra da Sra. Leandro Dupré (já encenada na extinta TV Tupi), tem estréia marcada para 4 de abril, com patrocínio da Gessy Lever.
O contrato anual estabelece que a Lever, a maior anunciante do pais, pagará valores que vão oscilar conforme as oscilações do índice de audiência, a partir de um mínimo. A gravação de cada capitulo custará US$ 25 mil à emissora, que acabou optando por uma novela de época, apesar das restrições do gênero à comercialização de "merchandising".
"Há vinte anos dizem que novela cansa, mas só com elas a Globo fatura quase o equivalente à nossa programação, diariamente no ar até as duas da madrugada", compara o executivo. "Novela é a grande esperança do SBT".
Segundo "Mídia Dados", anuário do Grupo de Mídia de São Paulo, a televisão absorve 58% das verbas de veiculação no mercado brasileiro. O SBT encerra 1993 com movimento de US$ 150 milhões em publicidade, um resultado 10,3% maior que o de 1992.
O faturamento da Rede Globo deve chegar próximo a US$ 800 milhões este ano, segundo apurou a Folha.
Três anos atrás, por esta época, a situação do SBT não era boa. A emissora devia US$ 60 milhões aos bancos e suas despesas operacionais chegavam a US$ 70 milhões. "Viramos o reveillon com US$ 30 milhões no vermelho", conta` Carvalho dos Santos. Foi então encetado um programa de saneamento para equilibrar as finanças.
O empresário Sílvio Santos, proprietário da rede, se desfez de duas emissoras — a TV Record e a TV Corcovado, no Rio —, vendeu a rede de lojas Tamakavi, uma fazenda do mesmo nome e o Clam, especializada em assistência médica. Os lucros voltaram no ano passado, ele conta.
O carro-chefe do faturamento é a programação dominical — responsável por 18% do faturamento — seguida do TJ Brasil, estrelado por Boris Casoy e o "Jô Onze e Meia". Carvalho dos Santos diz que nunca viu o mercado tão fervilhante. Tanto é que a emissora conseguiu comercializar seis quotas de patrocínio para a Copa do Mundo, que prevê dois anos de veiculação publicitária. São eles: Gessy Lever, Prosdócimo, Arisco, Philco, Bradesco e Telebrás. Cada anunciante pagará 24 prestações de US$ 500 mil, o que soma US$ 12 milhões.
"O faturamento saltará para US$ 200 milhões em 1994", diz o superintendente.
GESSY LEVER CONFIRMA ACORDO
A Folha encaminhou fax à Rede Globo, na quarta-feira passada, contendo quesitos sobre o faturamento da emissora em 1993 e a receita gerada por suas telenovelas, mas não conseguiu obter os números da empresa.
O diretor corporativo da Gessy Lever, Ronald Rodrigues, confirmou os entendimentos com o SBT para o patrocínio da telenovela "Éramos Seis", mas ele não soube informar o montante envolvido.
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 55066