PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 01/03/1985
Autor/Repórter:

BEIJA FOI A PROSTITUTA MAIS AMADA EM ARAXÁ

Um, dois, três, gravando. Espera aí. O que foi? Está faltando uma lâmpada no refletor. Traz logo. O cara não está encontrando. Mas isto tinha que ser visto com antecedência.

Esses desacertos, somados ao calor insuportável dentro do estúdio, adaptado de um depósito, não impedem que a gravação de Dona Beija - mininovela de 77 capítulos, que a Manchete estréia no dia 24 de março - siga a pleno vapor.

A adaptação de Dona Beija para a TV está sendo feita por Wilson Aguiar Filho, que já tinha adaptado Marquesa de Santos. Ele se inspirou em dois livros: Dona Beija, a Feiticeira do Araxá, de Thomas Leonardos, e A Vida em Flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcelos. De certa forma, Wilson tomou como ponto de partida o fato de que a personagem Beija era um mito: "Daí, foi só criar livremente em cima da lenda", afirma o autor. Ele deixou a imaginação fluir e inventou situações novas. Num capítulo, a Dona Beija lembrará a Dama das Camélias, em outro a Maria Antonieta e até Lady Godiva estará presente.

Para os papéis principais, a Manchete decidiu repetir o par romântico de Marquesa de Santos: Maitê Proença (interpretando Dona Beija) e Gracindo Júnior (como Antônio Sampaio). Para a atriz, o fato de atuar seguidamente em duas novelas de época não atrapalhará sua carreira: ''Independente do papel, o fundamental é que o trabalho seja gratificante para mim'', afirma. Além disso, Maitê gosta de poder levar para a TV um pouco da História do Brasil, ''pois nem sempre o público tem acesso a essa informação".

Gracindo acredita que a emissora agiu propositadamente ao escolhê-los para atuar novamente juntos: "Acho que querem sublinhar o par.''

A história se passa rio século XIX, em Araxá, interior de Minas Gerais, e fala de Ana Jacinta de São José - uma menina que adora flores e que por esta razão foi apelidada de Beija, que lembra beija-flor. Segundo alguns, o apelido também pode ter vindo de uma flor da região. O fato é que era lindíssima e desejada por todos os rapazes. Aos 15 anos, foi raptada pelo ouvidor-geral do rei, papel interpretado por Carlos Alberto - o ex-galã que volta ao vídeo depois de 20 anos. Apesar de amar Antônio Sampaio, Beija é obrigada a viver como amante do ouvidor. Revoltada, ela decide que será muito rica, pois só assim será respeitada. Abandonada pelo ouvidor, após dois anos, retorna a Araxá, mas não é aceita pela sociedade. Nem a beleza, nem o dinheiro a fazem feliz. Beija torna-se a prostituta mais cobiçada do lugar, mas nunca conseguiu entregar-se de verdade a homem algum.

Como se vê, é um drama ao gosto dos espectadores de novelas. É uma produção caríssima, estimada em Cr$ 15 bilhões, com cenários, figurino e direção de arte assinados pelo carnavalesco Arlindo Rodrigues. Na direção geral está Herval Rossano, ex-Globo.

E a equipe tem que ser muito boa mesmo para superar os problemas da Manchete. Já aconteceu de as filmagens serem suspensas por ter desaparecido a chave do armário em que estava todo o figurino do programa. E até agora não se sabe em que horário a mininovela irá ao ar: provavelmente às 21h20min, acredita a estação.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 5635