![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 19/08/1981 Autor/Repórter: Diana Aragão
![]()
CANAL 4 DE SÃO PAULO ENTRA NO AR HOJE
A assinatura do contrato das duas novas redes de televisão - Sistema Brasileiro de Televisão, liderada pe lo empresário e animador Sílvio Santos e a TV Manchete, das empresas Bloch - será hoje, às 9h30m, em Brasília, com a presença dos diretores dos dois grupos. A cerimônia será transmitida diretamente pelo novo canal 4 de São Paulo, uma das emissoras do grupo Sílvio Santos, que iniciará em seguida as suas transmissões com programação composta basicamente de desenhos, do programa de auditório O Povo na TV, shows e humorísticos, além de um longa-metragem, à noite.
Formada pelos canais 11, do Rio de Janeiro, 4, de São Paulo, 5, de Porto Alegre que entrará no ar somente no dia 26 deste mês e canal 2, de Belém, no ar somente no próximo dia, 2 de setembro, o SBT ainda conta com 12 emissoras afiliadas distribuídas de Norte a Sul do país. Durante os primeiros dias de transmissão do novo canal 4 a programação será quase a mesma do Rio de Janeiro, canal 11, formada de desenhos como Pica-Pau, Popeye, Bozo, na parte da manhã.
E o grande sucesso da estação no Rio, O Povo na TV, que chega muitas vezes a ganhar da Globo, na parte da tarde, será gerado durante 15 dias em São Paulo, transmitido também para o Rio. No programa, exibido das 14h às 18h30m, serão escolhidos, ao vivo, os apresentadores em São Paulo, cópias de Wilton Franco, Wagner Montes, Cristina Rocha, José Cunha, Ana Davis e Sérgio Malandro, que voltarão aos seus postos no Rio.
Depois do término de O Povo na Tv, às 18h30m, o canal 4 entrará com uma nova fornada de desenhos animados e seriados até 21h, quando será exibida a mais nova atração: o musical Vamos Nessa, apresentado pelo cantor Dudu França, que estreou sábado passado no Rio de Janeiro. As 22h, a Sessão das Dez, filmes de longa metragem e, à meia-noite, o jornalista Ferreira Neto comandará um programa de variedades, encerrando a programação do primeiro dia de transmissões do novo canal. Para comemorar tudo isto, Sílvio Santos oferece um coquetel, a partir das 19h, no Oba-Oba, de Oswaldo Sargentelli, que é também apresentador de um dos programas do grupo, Maravilhosa Música Brasileira, exibido às 22h30m, às quartas-feiras, no canal 11.
A rede da TV Manchete - canal 6 do Rio de Janeiro, canal 13 de São Paulo (atualmente é da Bandeirantes, que passará para o 9) e os antigos canais das Associadas em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza - entrará no ar, em prazo mínimo, de 12 meses. Seus responsáveis pela implantação jurídico-burocrática são Alan Caruso, empresário que já foi presidente da Riotur, Geraldo Mateus, ex-diretor do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Rubens; Furtado, da extinta TV Tupi.
Esta nova rede terá como linha filosófica "o jornalismo, a educação e a cultura" e, até o momento, o único nome certo dentro da programação é do jornalista Alexandre Garcia, responsável por este departamento das novas estações., Alguns departamentos funcionarão na antiga sede da Bloch, na Rua Frei Caneca, e os estúdios e central de produção para toda a rede serão instalados em Água Grande, vizinho do parque gráfico de Lucas.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 57170