PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Valor Econômico
Data de Publicação: 20/09/2000
Autor/Repórter: Débora Rubin

NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL ESTRÉIA NO BRASIL EM NOVEMBRO PELA NET

Fãs de Jay Leno e David Letterman: dêem adeus ao canal Superstation e as boas-vindas aos leões, cobras, crocodilos e outros animais que povoam o National Geographic Channel.

Uma perceria entre Fox, NBC e National Geographic Society traz para o Brasil o canal que vai ocupar o espaço hoje usado pelo Superstation a partir do dia 1º de novembro, com transmissão pela operadora Net.

Orlando Vallone Junior, que fundou o Superstation em 91, é agora gerente-geral no National Geographic Channel no Brasil. Para ele essa transição vai ser tranqüila, já que o Superstation não tem obtido tanta audiência. Mas ele ainda não sabe o que vai fazer com os populares talk- shows. “O mais provável é que saiam do ar mesmo”, diz Vallone.

O Brasil é o primeiro país das Américas a receber o canal, que já está no ar desde setembro de 97 na Europa, na Oceania e na Ásia. A partir de 2001 o canal começa a ser distribuído pelas Américas. Segundo a vice-presidente de Marketing e Comunicação do National Geographic Channel, Kim McKay, o Brasil é a cobaia porque a criação da versão brasileira da revista da National Geographic foi um sucesso. E paparica a nova sede do canal: “Se o National Geographic Channel fosse um país, certamente seria o Brasil.”

O canal vai ter como concorrente direto o Discovery Channel, que também está lançando mais dois canais em outubro, o Discovery Health e o Discovery Travel. “Acho que o Brasil tem público suficiente para os dois canais, mas o National Geographic traz algo a mais”, diz Kim.

Outra preocupação de Kim é mostrar que não se trata apenas de um “canal de animais”, mas que tem como objetivo ampliar os conhecimentos geográficos dos telespectadores. A grade de programação vai ser a mesma em todo o mundo.

O canal vai ter uma hora diária de jornalismo no horário nobre, contando com correspondentes em todos os países nos quais o canal está implantado.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 59436