PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Valor Econômico
Data de Publicação: 19/10/2000
Autor/Repórter: Arnaldo Comin

ESPN, FOX E GLOBOSAT LANÇAM CANAL

Depois de quatro anos de tratativas, a programadora de TV por assinatura Globosat conseguiu associar-se ao canal Fox Sports. A situação ficou ainda melhor para a empresa com a inclusão do ESPN International no negócio. As duas multinacionais anunciaram ontem a criação do canal esportivo internacional ESPN Fox Sports que, no Brasil têm como sócia a Globosat, responsável pela geração de todo o conteúdo vindo do exterior em português.

Com divisão societária igualitária, as três companhias vão investir US$ 40 milhões na versão brasileira do canal, com projeção de obter retorno em dez anos. A expectativa é a de que o ESPN Fox Sports em português entre no ar no segundo semestre do ano que vem.

O canal ESPN International será desativado em substituição ao novo, que estará presente na grade de programação das quatro maiores operadores por cabo, MMDS e satélite do país, que são a Net, Sky, TVA e DirecTV.

O fechamento do acordo inevitavelmente incluiu o canal ESPN Brasil, que era totalmente controlado pelo ESPN International. Embora a Globosat afirme que as negociações foram separadas, o anúncio do novo canal foi feito ao mesmo tempo em que a empresa confirmou a compra de 25% do ESPN Brasil. Dentro de 30 dias, o canal, que estava restrito à TVA, DirecTV e operadores independentes, será incorporado às grades “premium” de programação da Net e Sky.

De acordo com o diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro, o ESPN Fox Sports será focado na cobertura dos grandes eventos esportivos internacionais, concorrendo em parte com o canal PSN, que faz a cobertura dos principais torneios latino-americanos. “Vamos cobrir os maiores eventos em nível internacional, enquanto o SporTV será cada vez mais direcionado ao esporte brasileiro”, diz Pecegueiro.

Na grade de programação do canal estarão campeonatos europeus e sul-americanos de futebol, torneios de tênis e golfe, além dos jogos da NBA.

Pecegueiro conta que a intenção original da Globosat era associar-se ao Fox Sports, mas as negociações mudaram de curso quando a empresa, em sociedade com o ESPN International, criou na Ásia o canal Star Sports. A partir disso, iniciaram as conversas para fechar uma grande negociação voltada ao Brasil, com vista à ampliação do negócio para a América Latina.

A ESPN International, da Walt Disney Company, será a representante comercial no exterior para anunciantes interessados no canal brasileiro. O Fox Sports, do Fox Entertainment Group, manterá no Brasil os direitos comerciais de seus eventos exclusivos. A Globosat, das Organizações Globo, se ocupará da publicidade local.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 61140