![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 20/07/1986 Autor/Repórter: Aristides Coelho Neto
![]()
A PRÓXIMA DAS OITO
Começaram as gravações de "Prova de Fogo", que traz Tarcísio Meira de volta
Uma limusine autêntica desfila pelas ruas esburacadas de um bairro pobre do subúrbio do Rio. Nela um motorista busca a casa de uma de suas amantes para um rápido encontro, aproveitando uma folga do patrão. O patrão é um homem rico e poderoso que não usa de escrúpulos para conseguir o que quer. São estes alguns dos ingredientes que vão movimentar a próxima novela das 20 horas da Rede Globo, Prova de Fogo, de Lauro César Muniz, que começou a ser gravada esta semana e que tem estréia prevista para a segunda quinzena de agosto.
Alguma coisa pode dar uma impressão de déjà vu, mas a intriga promete ser mais apimentada do que se imagina. No primeiro dia de gravações, terça-feira passada, foram utilizadas as ruas da vila Cachinguelê, que fica atrás do Jardim Botânico do Rio. Gravaram apenas os atores Osmar Prado, que faz o papel do motorista Tabaco e Cláudia Alencar no papel da costureira Patativa. Cláudia é paulista e pouco conhecida do público carioca, apesar de seus 10 anos de carreira em teatro. O diretor Dênis Carvalho estava tranqüilo e demonstrava confiança em sua nova investida.
As cenas foram curtas, mas os atores suaram bastante e repetiram várias vezes até que o ideal esperado pelo diretor fosse atingido. Tabaco estaciona a limusine na porta da casa de Patativa e entra. Numa outra cena ele sai apressado, com a calça e a camisa abertas, reclamando que não foi acordado na hora certa. O atraso poderia causar-lhe problemas com o patrão, o empresário Renato Viana, papel interpretado por Tarcísio Meira, que volta às novelas depois de algum tempo afastado.
E em torno de Renato Viana que a história se desenrola. Lauro César definiu o personagem como um homem vitorioso e com. uma fortuna incalculável. Além de ser um líder empresarial, é também um poderoso chefe de família. Seus interesses políticos e suas relações com mulheres dão um perfil de um homem frio e implacável na consecução de seus objetivos.
Mesmo com toda a parafernália que a Globo leva para uma gravação destas, como gruas, câmeras, maquiladores e técnicos, o que mais impressionou os moradores da pequena vila foi a limusine preta. Com ar-condicionado, televisão, videocassete, telefone e bar, o Ford
Landau despertou a curiosidade de crianças e adultos. 'Coisa de trilionário', dizia uma criança tentando ver o seu interior através do vidro fumê. O seu Mateus de Souza, de 70 anos, ex-guarda do Jardim Botânico, cuja casa está servindo de cenário à novela, disse jamais ter visto um carro com tanto conforto. Ele não se incomoda com o tumulto que as gravações provocam e que tira a tranqüilidade do local. Isto aqui é tranqüilo o ano inteiro. Não faz mal uma desordem de vez em quando", afirmou.
Antes de iniciar a gravação, o diretor Dênis Carvalho percebeu que as crianças que foram levadas pela produção para simular uma pelada em frente à casa de Patativa não pareciam nem um pouco com as do lugar. Todas limpinhas e bem-vestidas, foram obrigadas a trocar-se e vestir roupas mais surradas. Depois foram jogar bola descalças na rua para sujar os pés. O produtor executivo da novela, Moacir Deriquém, tratou de criar todo um clima de gravação e várias cadeiras de diretores foram espalhadas pela área.
Com o elenco todo já escolhido, Prova de Fogo continua neste ritmo de gravações até o dia 20 de julho, quando começarão a ser feitas as cenas de estúdio. Também estão no elenco Renata Sorrah, como Carolina, esposa de Renato Viana; Eva Vilma, como Maura Garcez, mulher com quem Renato teve um relacionamento no passado; e Bruna Lombardi, como Lúcia Brandão, jovem juíza com quem seu destino irá se cruzar.
"A novela é uma denúncia do sistema corrupto instalado pelos políticos no Brasil" ' conclui Cláudia Alencar. Ela mostra o lado psicológico das pessoas que descobrem a armadilha que elas mesmas montaram durante vários anos e não têm corno se livrar. A elite representada pelo personagem Renato Viana é fria, prepotente e arrogante. É uma história de poder, corrupção, conquistas e seduções para nenhum Dashiel Hammett colocar defeito.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 6236