PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 20/07/1986
Autor/Repórter:

DADA A LARGADA PARA A 'PROVA DE FOGO'

Fechado o elenco de "Prova de fogo", novo título para a próxima novela das oito, com estréia marcada para 25 de agosto, as gravações, sob a direção de Denis Carvalho, começaram na terça-feira, num bar em Laranjeiras, já entrando em ação o núcleo pobre da trama. Durante a reunião com o elenco escalado, faltando apenas dos atores principais Tarcísio Meira e Eva Wilma, muitos já compareceram com novo visual. Renata Sorrah usava o aplique que deixará Carolina, sua rígida personagem, com cabelos longos, Bruna Lombardi mantinha os cabelos curtos e pretos de "Memórias de um gigolô", só que agora puxados para trás, Paulo Castelli está com os mesmos bigodes da peça "Sábado, domingo e segunda" e Inês Galvão, que, experimenta o tom ruivo nos cabelos, recebeu a aprovação do diretor.

Para Lauro César Muniz, que divide a redação do texto com Marcílio Morais, a partir de uma sinopse criada por dez autores da Casa de Criação, este é um período de trabalho intenso, tanto que os dois deixaram rapidamente a reunião para dar continuidade aos capítulos. Lauro, no entanto, não saiu sem antes dizer: "Este é um filho adotivo que estamos criando com todo afeto". Recebeu palmas e se foi, deixando com Denis os comentários sobre cada personagem. Tarcísio Meira, o protagonista, passou a se chamar Renato Jordão, ao invés de Vianna, sobrenome deixado de lado pelos autores. Casado com Carolina (Renata Sorrah), ele tem um filho, Pedro (Felipe Camargo), de sua antiga ligação com Maura ( Eva Wilma), personagem que se recupera num hospital, psiquiátrico no exterior. Seu envolvimento futuro se dará com Lúcia, uma Juíza imparcial, papel de Bruna,

Lombardi. Felipe Camargo, que estréia em novelas depois do sucesso em "Anos dourados", assume um personagem controvertido, já que Pedro, revoltado com o pai e com o mundo, terá um comportamento rebelde e usará roupas estranhas, o que agradou ao ator. "Depois do introvertido Marcos, nada melhor do que me tornar um cara alucinado", dizia. Pedro mora com a avó Joana (Yara Cortes) e o avô Gilson (Gilberto Martinho) e terá um romance com Ana Maria (Isabela Garcia), voltando à dupla que marcou em alguns capítulos de "Anos dourados".

A ruiva Inês Galvão será Bel uma das quatro namoradas de Tabaco (Osmar Prado), também envolvido com Patativa (Cláudia Alencar), Marlene (Carla Daniel) e Fátima (Cristina Sano), uma nissei que faz sua estréia na TV. Tabaco é motorista de Renato Jordão e leva uma vida de malandro, garantindo o lado cômico da história, que tratará, efetivamente, da corrupção nas mais esferas elevadas da sociedade. O protagonista, aliás, é um empresário que sonha com a carreira política. Nesses planos tem atuação importante Antônio Jordão (Mário Lago), Paulo Costa (Hugo Carvana), Mário Liberato (Cécil Thiré), Hélio D Ávila (Percy Ayres), Werner Benson (Carlos Kroeber), Anselmo ( Ivan Cândido) e Marco Villanova (Paulo Goulart). Ainda passam por essa "Prova de fogo": Telma (Joana Fomm) e seu filho Júnior (Cássio Gabus Mendes), Vera (Cláudia Magno), Laís (Lúcia Veríssimo), Helena (Mayara Magri), Betinho (Rodolfo Bottino), Roberto (Jay me Periard), Jacinto (Cláudio Cury), Nazaré (Beth Baredo), Alice ( Sílvia Bandeira) e, em participação especial em três capítulos, Juca de Oliveira, como Rezende, depois assassinado.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 6239