![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 21/09/1986 Autor/Repórter:
![]()
PLANO CRUZADO FORMA TRIÂNGULO AMOROSO
Rede Manchete coloca no ar a novela Mania de Querer no ritmo da economia brasileira
Só faltava essa. Depois de alterar a vida de todo o país, o Plano Cruzado estréia amanhã como personagem de telenovela. É ele o protagonista de Mania de Querer, de Silvan Paezzo, que a Rede Manchete coloca no ar, às 21h20min, em substituição à bonita Novo Amor. O espectador apressado, porém, não deve pensar que vai passar a acompanhar, em doses homeopáticas, as desventuras de uma dona-de-casa em busca de um quilo de alcatra ou as vilanias de um mau caráter que estoca açúcar na sala de visitas. No fundo, no fundo, Mania de Querer é uma novela tradicional.
A heroína, por exemplo, (Vanessa, interpretada pela eternamente ingênua Nívea Maria) é uma niteroiense que estuda Administração de Empresas em Nova Iorque e se vira, para ganhar um punhado de dólares, trabalhando como dating-girl - uma garota de programa, em bom português. Ela se apaixona por Ivan (interpretado pelo eternamente yuppie inseguro Marcelo Picchi), um engenheiro milionário que se especializa em computadores também em Nova iorque. Ela muda de vida, esconde seu passado e dispõe-se a casar com o namorado na volta da dupla para o Brasil. Mais precisamente para São Paulo, já que a outra novela da estação é ambientada no Rio de Janeiro e é preciso agradar a todos os segmentos de público.
A novela não renderia a centena de capítulos previstos se não aparecesse Ângelo (interpretado pelo eternamente insinuante Carlos Augusto Strazzer), o dono de uma financeira que coleciona fotografias de dating-girls que conheceu no exterior (!). Pronto, está formada a trama: a ameaça de Vanessa ser descoberta e um triângulo amoroso.
E o Plano Cruzado? A novela começa exatamente no dia em que o Presidente Sarney anuncia as medidas econômicas que transformaram o país. "Mania de Querer mostra como isto mudou a vida de todos os brasileiros indistintamente", anuncia Paezzo. Alguns indícios: Castro Gonzaga vive o dono de uma cadeia de lojas de eletrodomésticos que cai em desgraça com o Plano. Seu verdadeiro negócio era emprestar dinheiro aos clientes cobrando juros exorbitantes. Já Julia Lemmertz interpreta a adolescente que começa a subir na vida graças exclusivamente a sua capacidade de produção. Ela faz tênis artesanais.
Apesar de enfeitada com badulaques da nova realidade econômica brasileira, Mania de Querer persegue a trilha de sucesso já experimentada pela calejada Rede Globo. Conta com um elenco que, quase integralmente, já passou pela outra emissora; mostra uma trama convencional; e encerra o ciclo de novelas curtas (tipo Dona Beija) da Manchete investindo na capacidade do espectador de acompanhar uma história por quase seis meses. Agora, a competição é pra valer.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 6311