PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 19/03/2001
Autor/Repórter: Eliane Pereira

ESPN BRASIL APOSTA EM NOVA GRADE

A ESPN Brasil apresentou na semana passada os novos programas de sua grade para 2001, cuja principal novidade é o Social Clube, voltado para iniciativas sociais ligadas ao esporte. O programa mereceu elogios do presidente mundial da ESPN Inc., George Bodenheimer. Em sua primeira visita internacional a uma filial da emissora, o executivo adiantou que o novo canal ESPN Fox - joint venture entre ESPN, Fox Sports e Globosat - deve entrar no ar em julho, no lugar do atual sinal da ESPN International.

Rivais nos Estados Unidos e em várias partes do mundo, os grupos ESPN e Fox já uniram forças na Ásia e agora se preparam para fazer o mesmo no Brasil. Um dos objetivos (não declarado) seria fazer frente aos avanços do PSN, canal esportivo da Hicks Muse que tem investido agressivamente na compra dos direitos de transmissão de grandes torneios - linha que a ESPN não pretende seguir.

"Queremos satisfazer os fãs do esporte e uma boa forma de fazer isso é juntar o melhor das programações dos dois canais", afirma o presidente. A Globosat ficará responsável pela venda de espaço publicitário e uma equipe da própria ESPN fará as vendas para afiliadas. Os dois canais (o internacional e o local) estarão disponíveis para todas as operadoras. "Esporte é uma atração de massa e queremos estar presentes na maioria dos lares", ressalta o presidente da ESPN International, Willy Burkhardt.

Vale lembrar que a Globosat (programadora do sistema Net/ Sky) possui uma participação de 25% na ESPN Brasil, adquirida no final do ano passado, pouco depois de a TVA ter vendido sua parte no canal. Com a entrada da ESPN Brasil no line up da Net e da Sky, a base de assinantes do canal pulou de 1,1 milhão para 2,3 milhões. "Nosso objetivo é ser um produto indispensável para todas as operadoras", diz Júlio Bartolo, diretor geral da filial brasileira.

A ESPN Brasil produz hoje 29 programas e está estreando, em março, uma série de novidades, entre elas o Social Clube, que vai mostrar pessoas e entidades que utilizam o esporte como forma de ação social junto a comunidades carentes, crianças e idosos.

0 canal também vai inaugurar em breve uma sucursal no Rio de Janeiro. Para comandar a divisão latino-americana da ESPN International foi recentemente nomeado Antônio Barreto, ex-Telefônica Mídia e ex-diretor da TVA e da Net.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 68189