PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 05/05/2002
Autor/Repórter: Gabriela Goulart

DE FRENTE COM GABI NO SBT

Jornalista vai enfrentar o 'Programa do Jô' Marilia Gabriela

A partir de amanhã, Jô Soares terá concorrência no confortável posto de popstar dos talk shows da TV aberta. Depois do Jornal do SBT, entre 0h30 e 1h, volta ao ar na emissora de Silvio Santos o De frente com Gabi. Sob o comando da jornalista e apresentadora Marília Gabriela, o programa terá uma hora de duração, de segunda a sexta, com até três entrevistados por edição. Estrutura bem semelhante à do concorrente global, que, por sua vez, se parece com a dos talk shows americanos de David Letterman e Jay Leno.

"É normal a concorrência entre atrações semelhantes. Acho muito bom e estimulante que isso aconteça aqui, entre as duas maiores emissoras da TV aberta", diz Gabi. Apesar das semelhanças com o Programa do Jô, a jornalista tem uma definição que forçosamente foge das comparações diretas. "Não é nem talk, nem show, é entrevista mesmo'', brinca. Na estréia, o novo programado SBT vai olhar para o próprio umbigo da emissora e dar uma forcinha à apática segunda versão do reality show Casa dos artistas. Gabi vai ficar de frente com a cantora Syang e a princesa do povo Carola Scarpa duas participantes que conseguiram provocar algum burburinho.

Mas a jornalista, que trocou a Rede TV! pela emissora de Sílvio Santos, não pretende restringir suas entrevistas ao mundinho das celebridades instantâneas. Em ano de eleição e Copa do Mundo, Gabi pretende dar preferência a esses assuntos nas noites de segunda e terça-feira. No De frente com Gabi de terça-feira, por exemplo, irá ao ar uma entrevista com o presidente da Câmara dos Deputados, Aécio Neves - com direito a participação do senador Pedro Simon, que estará no estúdio da emissora em Brasília. "A idéia é fazer um programa mais ágil e mais quente. Principalmente pelas possibilidades técnicas que o SBT permite e pelo site mais participativo", ressalta Gabi.

A preocupação com a agilidade de De frente com Gabi está diretamente ligada ao horário, já que na Rede TV! Marília Gabriela entrava no ar por volta de 23h. ''Só vai ficar no ar uma hora quem tiver assunto palpitante. Senão, o telespectador desliga a TV e vai dormir. Por isso vamos flexibilizar o número de entrevistados'', explica Gabi. Para ela, um dos grandes atrativos do programa diário é justamente a possibilidade de diversificar os convidados. ''Televisão é hábito. Quando fazia o semanal, havia muitas limitações. Ficamos dois anos entrevistando ícones pops para conseguir média alta de audiência. No programa diário podemos levar os ícones pops e também outras pessoas que tenham assuntos interessantes'', diz a jornalista.

Mas e os figurões, aqueles que botam a cara na novela das 20h da Globo? Se já era difícil na Rede TV!, a jornalista acredita que vai ser quase impossível no SBT, concorrente direta da Globo. ''Na Rede TV! eles liberavam um grande nome por mês. Aqui, duvido. Mas não acho que haja crise de entrevistados, até porque não acho que os programas de entrevistas vivam destes grandes nomes'', avalia. E ela tem bagagem para analisar este quadro: começou no papel de entrevistadora em 1987, com o Cara a cara, na Bandeirantes, e ainda comanda bate-papos na TV fechada, no canal GNT, da Globo Cabo. Aliás, é lá que Gabi deixa para entrevistar os tais nomões globais vetados para outras emissoras.

Remaquiagem - ''Depois que a TV a cabo começou a medir seu ibope, passou a procurar audiência com ídolos populares. Na TV aberta, está acontecendo o contrário, com investimento em jornalismo sofisticado e mais elaborado. Minha contratação pelo SBT é um exemplo disso. É uma inversão de papéis'', ressalta Marília Gabriela, que, especula-se no mercado, voltou ao SBT ganhando R$ 100 mil mensais. A cifra tem justificativa. Além de atrair os telespectadores, o investimento no nome da jornalista reafirma a credibilidade da emissora junto a anunciantes de peso, interessados nos públicos das classes A e B.

O De frente com Gabi do SBT terá muito do Gabi , da Rede TV!. Tudo devidamente remaquiado, com cenário que valoriza o design. As vinhetas saem de cena, mas os quadros continuam. Estarão lá, entre outros, o Quiz (teste de conhecimento para o público e para o entrevistado), o Enquete (pergunta lançada para os internautas através do site) e o Lambe lambe (no novo programa, a foto tirada por Gabi com câmera digital terá acessórios como perucas, luvas de boxe e até faixa presidencial).

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 78333