![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Dia Data de Publicação: 25/09/1988 Autor/Repórter: Heloísa Eterna
![]()
ANGÉLICA, UMA ESTRELINHA PRONTA PARA ALTOS VÔOS
Há 2 anos a emissora do Sr. Adolpho Bloch perdeu para a TV Globo uma fantástica máquina de fazer dinheiro: Xuxa Meneghel, considerada a Midas da tevê da atualidade. Mas o sentimento de rejeição durou pouco, porque o Sr. Bloch, hábil investidor, viu cair dos céus uma substituta à altura: Angélica Ksyvickis. Ou simplesmente Angélica - uma aprendiz de feiticeira que, ao que tudo indica, em breve já terá se apropriado de todas as magias do bruxinha-mãe a ponto de abalar os alicerces da atual Rainha dos Baixinhos.
Piloto da nove Clube da Criança, programa diário de variedades nos mesmos moldes do apresentado por Xuxa, e também do novíssimo Milk Shake (lançado há 1 mês e que vai ao ar aos sábados), a menina Angélica, de apenas 14 anos, porte agora para um vôo mais alto ao gravar o seu primeiro LP, pela CBS: triplicar os lucros realizando diversos shows no interior do País e lançar-se como cantora no exterior. Primeiro no México, depois em Portugal, Espanha e na Califórnia, nos Estados Unidos, segundo Paulo Ricardo Cunha, empresário e uma espécie de tutor de Angélica.
BONECA E ROUPAS - Ela já é uma estrelinha na Argentina, onde os dois programas chegam pela TV a cabo ou por satélite - garante Paulo Ricardo, quem realmente orienta os passinhos da apresentadora-mirim.
Além de conquistar um grande sonho, o de gravar um disco, Angélica será transformada em boneca pela fábrica de brinquedos Mimo ou dando preferência, é claro, à Estrela, proposta mais apetitosa diante da gula de Paulo Ricardo, que só pensa no "futuro de Angélica". Sabe-se também que até o fim do ano um fabricante de roupa (Talveneza Benetton) lançará a etiqueta Angélica sob o sistema de franquia, ou seja: pagando pela licença do nome à apresentadora da Manchete. Como se não bastasse, Angélica Ksyvickis será a estrela principal de um filme que será rodado no início do ano que vem, com lançamento já marcado para as férias de julho em todo o Brasil. Num esquema de superprodução, o filme, ainda sem nome, terá por trás a fórmula do sucesso da Renato Aragão Produções Artísticas e da Art Filmes.
O empresário Paulo Ricardo estuda ainda a proposta do cineasta Ivan Cardoso, que teria convida menina para trabalhar no seu mais novo filme, O Escorpião Escarlate. "A censura do filme dele é de 14 anos. Por isso acha que ela não deve aceitar o convite. Não quero desagradar ao público a Angélica, cuja idade é abaixo de 14'', justifica ele, já pensando em reconsiderar a proposta.
"O pessoal da Art Filmes acha que seria importante para a carreira dela", argumenta o empresário.
A SUBSTITUTA DE XUXA - Paulo Ricardo confessa, com reservas, saber do interesse da direção da Globo na transferência de Angélica da Rua do Russell para a Lopes Quintas, no Jardim Botânico: "Sei fontes certas que a Globo tem um olho nela. Se Angélica um dia for para lá, quero que ela esteja preparada para assumir uma responsabilidade muito grande. Mas, caso permaneça na Manchete, onde cumprirá contrato até o fim do próximo ano, ela dará cada vez mais o melhor de si."
O empresário prevê para sua pupila, com quem está há 5 anos, um futuro de ouro: "Angélica ainda surpreenderá muita gente. Hoje ela já é uma realidade, e está dentro do que eu pretendia para a sua carreira", diz ele. É bom lembrar, também, que Xuxa é 10 anos mais velha que Angélica. Muitos acreditam, então, ser ela a sucessora natural da rainha da Globo.
ANGÉLICA E CIA. - Os funcionários da Manchete comentam pelos corredores da emissora que Angélica carrega um carma parecido com o da ninfeta americana Brooke Shields: a mãe Angelina, uma baixinha roliça e simplória, que costuma interromper Angélica em quase todas as suas entrevistas à imprensa, o que, às vezes, tira do sério o empresário Paulo Ricardo e o staff do Clube da Criança e do Milk Shake. Ela está em toda parte, onde quer que a filha - que ainda não tem namorado vá.
Agora, com a mudança definitiva de São Bernardo do Campo (SP) para o Rio, Angélica ficará presa ainda mais à barra da saia de sua mãe, e sob os olhos vigilantes do pai Francisco, dono de uma modesta frota de ônibus escolares em São Bernardo. Paulo Ricardo está tentando abrir uma conta bancária para Angélica, que tem todo o seu salário e cachês controlados pelos pais. "Estou louca para passar um cheque", diz Angélica com euforia.
Embora tenha dinheiro suficiente para comprar um Escort (o seu modelo de carro preferido) por mês, ela morre de medo de pegar num volante. Vai tirar férias em novembro, mas pretende voltar ao vídeo antes do dia 30 do mesmo mês, quando completará 15 anos: "Quero dar uma grande festa, com direito a valsa e tudo", anuncia com um brilho nos olhos verdes. Antes disso, porém, a Manchete pensa em promover outra festa, agora em outubro, para comemorar o aniversário de 1 ano do Clube da Criança: "Os diretores Marcelo Zambelli e Jaime Monjardim e eu gostaríamos de que fosse no Parque do Flamengo. Vai ter lugar pra todo mundo." Imagina.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 8112