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Nova Consulta

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 04/01/1989
Autor/Repórter: Márcia Cezimbra

BONI MODIFICA OS TELEJORNAIS

Um boletim interno assinado pelo vice-presidente de Operações da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que circulou na semana passada pelos corredores da emissora, indica algo mais no ar além da mudança da Tela quente para quinta-feira. O memorando anuncia a extinção dos noticiários de fim de noite - Jornal da Globo, Globo economia, RJ TV 3 e, em São Paulo, o SP TV 3 - diante da concorrência do Jô Soares, onze e meia, às 23h30, na TVS. A Central Globo de Jornalismo confirma informalmente a reformulação dos telejornais, em estudos há meses a pedido da direção da emissora, mas nega que o motivo da mudança seja Jô Soares, embora o projeto para seus novos programas jornalísticos valorize a figura do anchorman, um entrevistador âncora, que segure o público e os entrevistados, como vem fazendo a TV S. A reestruturação dos noticiários da Globo pegou de surpresa o diretor de programação nacional do SBT, Luciano Callegari Júnior. "Eu não sabia que eles mudariam tudo, mas sei que o Jô está arrasando aqui em São Paulo." Segundo os números do Ibope medidos pelo sistema Audi TV (aparelhos instalados em 320 televisores de famílias paulistanas) e divulgados pelo SBT, Jô Soares, onze e meia tem em média 10 pontos de audiência em São Paulo contra "oito ou nove", segundo Luciano Callegari, do horário global. "O Jô às segundas consolidou uma audiência entre 15 e 17 pontos aqui em São Paulo contra uns 50 da Globo, dependendo do filme. Quando o titulo não é bom, a Globo fica com 30 e 40. Não é mau, se levarmos em conta que a audiência do verão é sempre menor que a de março e abril, quando o número de telespectadores começa a crescer", disse.

OS NÚMEROS DA GUERRA NA TV - As ameaças de novos focos de luta, feita. pelo gerente de programação do SBT Luciano Callegari, se confirmam em números da guerra por audiência, quando a TVS não só bateu a Globo às quintas (dias 27 de outubro, 10, 17, 24 de novembro em São Paulo e dia 1° de dezembro no Rio), mas começou a bater também na sexta, dia 18 de novembro, com 33 pontos contra os 32 da Globo no Rio. Luciano destacou também uma estagnação do combate no verão e, já em dezembro, a TVS não conseguiu manter sua performance da primavera. Veja o resultado das pesquisas tipo flagrante, entrevistas feitas pelo Ibope, pessoalmente ou por telefone, no Rio e em São Paulo.

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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 8617