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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Meio & Mensagem Data de Publicação: 01/07/1989 Autor/Repórter:
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A NOVELA DO SBT
O grande trunfo para a comercialização de novela a ser exibida em breve pelo SBT - Sistema Brasileiro de Televisão, é a garantia de um índice mínimo de audiência: 15 pontos em São Paulo e 10 no restante do país. "Com isso, creio que quebraremos qualquer resistência do mercado, pois este compra as novelas da Globo pelos seus índices, sem saber qual é o elenco, o enredo, nem nada", declara Rubens Carvalho dos Santos, superintendente comercial da emissora. Em caso de esses números não serem atingidos, a emissora estudará formas de compensação aos anunciantes. "Mas, até hoje, só erramos duas vezes em previsões de audiência: com o Jô Soares e em uma transmissão de Miss Mundo", afirma.
Prevista para entrar no ar em final de agosto ou começo de setembro, a novela tem o nome provisório de Cortina de Vidro . E a primeira do país feita em regime de co-produção com uma produtora independente (ver abaixo). Serão vendidas cinco cotas nacionais de patrocínio, ao custo de US$ 2 milhões cada. Elas dão direito a 40 chamadas comerciais caracterizadas por mês, no início e no final de cada capítulo, e dois comerciais diários de 30" nos intervalos da novela, durante todos os 180 episódios previstos. A primeira empresa a adquirir uma dessas cotas foi a Arisco. A emissora aguardava respostas da Johnson & Johnson, Gessy Lever, Dorsay, Casas Pernambucanas e Mesbla. Além disso serão comercializadas cotas nacionais com 13 ou 26 inserções nos intervalos, a um custo aproximado de US$ 800.000 nesse último caso. As oportunidades de merchandising estão sendo estudadas a partir do roteiro. Da trama fazem parte, com possibilidades de aproveitamento comercial, entre outros, uma corretora de valores, uma academia de ginástica aeróbica e um restaurante.
O horário de sua exibição ainda não está definido, se às 18 ou às 19 horas. Sílvio Santos já aprovou o horário das 18 horas, mas isso ainda não está confirmado, pois a emissora quer estudar melhor sua temática e observar o comportamento de seu jornal, agora em novo horário, concorrendo com o Jornal Nacional.
A novela faz parte de um projeto entregue por Rubens Carvalho à direção da emissora, mostrando que esse ano o SBT chegaria a seu limite de faturamento (US$ 90 milhões), e não teria mais como crescer, a menos que apresentasse quatro novos produtos: uma novela ("já vai sair"), cobertura esportiva ("esse ano teremos a Copa América e as eliminatórias da Copa do Mundo"), um programa sertanejo/rural ("estamos agora com o Rolando Boldrin, que já vendeu três cotas nacionais") e um programa jovem ("estamos muito bem com os públicos adulto e jovem, mas fica essa lacuna"). Segundo Carvalho, o programa jovem que ele pretendia levar para o SBT será agora apresentado pela Bandeirantes, com produção independente da produtora Manduri, de Tadeu Jungle. A Globo investe com força nesse público, com o agora diário Juba e Lula . "Temos que ter todos esses tipos de programas, pois o mercado compra mídia pela comparação: novela com novela, show com show, filme com filme, etc.",conclui o superintendente comercial da emissora.
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 9603