![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Dia Data de Publicação: 16/07/1989 Autor/Repórter:
![]()
KANANGA DO JAPÃO
Novela revive os acontecimentos que marcaram o Brasil dos anos 30
A TV Manchete finalmente marcou a data de estréia da novela Kananga do Japão, uma superprodução ambientada no Rio de Janeiro dos anos 30, cuja trama gira em torno de um triângulo amoroso formado pelos personagens de Christiane Torloni (a dançarina Dora), Raul Gazolla (o malandro Alex), e Giuseppe Oristânio (o milionário Danilo Viana).
A partir de quarta-feira - uma inovação da emissora, já que as novelas geralmente começam às segundas-feiras - o público poderá assistir aos bem cuidados capítulos da história de Wilson Aguiar Filho, baseada em idéia de Adolfo Bloch e Carlos Heiton Cony.
Segundo o autor, além do triângulo amoroso - para ele o que vai cativar e mobilizar o público -, a novela terá mais dois pólos de atração: os fatos que marcaram o Brasil na época e a história da Sociedade Carnavalesca Dançante Familiar Kananga do Japão, famosa casa noturna fundada na primeira década do século, no berço do samba, a Praça Onze, freqüentada por todo tipo de gente. De políticos e intelectuais a cafetões e prostitutas.
- Em Kananga do Japão, há realmente uma grande preocupação em mostrar como foi a década de 30 no Brasil - diz Wilson Aguiar Filho. Mas será através dos personagens de ficção que a história desse País será contada. A política só entra na novela na medida em que modifica, altera a vida dos personagens, pessoas comuns que viveram e sofreram influências sociais, políticas e econômicas da época. Da mesma forma que o Plano Cruzado mudou a vida de muita gente, vou mostrar os principais acontecimentos que marcaram os anos 30 - acrescenta o autor de Marquesa de Santos, Dona Beija e Corpo Santo, os três sucessos do gênero na TV Manchete.
FICÇÃO E REALIDADE - Wilson Aguiar Filho define a novela como a história de uma grande paixão, que permitirá misturar em seu enredo ficção e realidade. No desenvolvimento da trama, será contada um pouco da história da música popular brasileira naquele tempo, quando já se destacavam Noel Rosa, Pixinguinha, Vadico, Ary Barroso, e Carmem Miranda, ainda iniciante, deixava entrever sua predestinação ao sucesso. Todos eles farão a sua visita à Kananga.
Também serão mostrados documentários de época, como a passagem de Getúlio Vargas a caminho do Palácio do Catete, em carro aberto, para ocupar o lugar do Presidente deposto Washington Luís, em 3 de novembro de 1930. E vários acontecimentos marcantes serão revividos, só que misturados à ficção.
Por exemplo, a fuga de Juarez Távara e seus companheiros da Fortaleza de Santa Cruz, onde estavam presos acusados de conspirar contra o Governo de Washington Luís. Juarez Távora será interpretado pelo ator Paulo Gorgulho, Eduardo Gomes por Paulo Reis. Ao fato histórico foram incorporados três personagens da novela. As cenas, gravadas exatamente no local onde ocorreram, entre o mar e as dependências da Fortaleza, levaram 3 dias e envolveram cerca de 120 pessoas, entre equipe de filmagem, elenco, dublês, figurantes e três homens do Salva-mar.
- Uma das minhas preocupações -ressalta Wilson Aguiar Filho - é contar de forma correta a história do Brasil. Acho que foi muito mal contada nas escolas durante esse período todo de repressão que a gente teve. As pessoas aprenderam tudo errado. Quem era herói virou bandido, quem era bandido virou herói. Então, nós, que temos um veículo como a televisão nas mãos, que tem um alcance enorme, principalmente no Brasil, temos a obrigação de retratar a ficção de acordo com a realidade - arremata.
TRIÂNGULO AMOROSO MOVIMENTA A TRAMA - Logo no primeiro capítulo de Kananga do Japão, nesta quarta-feira, às 21 horas 30m, o público vai conhecer o Conselho dos Sete, responsável por todas as realizações do grêmio. E formado por um grupo de amigos que, num esforço conjunto, comprou e devolveu a Kananga ao seu fundador, Juca. Em retribuição, Juca instituiu o Conselho, sendo ele próprio um dos membros, assim como seu filho Alex, um bon vivant e conquistador de mulheres.
Na Kananga, tudo é festa. E boa parte da história será desenvolvida em suas dependências. Ali Dora conhecerá Alex, o homem que se tornará a obsessão da sua vida. Filha de um fazendeiro de café de São Paulo, que se suicida ao descobrir que faliu, ela assume as rédeas da família e muda-se para o Rio com a mãe e as duas irmãs - uma delas adotiva.
Aqui, vão parar na Pensão Maravilha, de propriedade de seu tio farmacêutico, uma pessoa mais interesseira do que realmente amiga. Nesta pensão serão concentradas muitas histórias paralelas de Kananga, entre elas o amor à Romeu e Julieta entre Hannah e Henrique, ela judia, ele comunista.
ATRAÇÃO MÚTUA - Mal Dora e Alex se conhecem, sentem-se atraídos um pelo outro. Alex chega a pedi-la em casamento, mas a jovem quer mais da vida. Chegou ao Rio determinada a recuperar o prestígio e a fortuna que desfrutava em São Paulo. Assim quando surge a chance - o milionário piloto de automóveis Danilo Viana - Dora não a deixa escapar. Mas o quê ele e quase todos desconhecem é que o pai de Danilo, o industrial Francisco Lima Viana, é também o verdadeiro pai de Alex.
Quando Juca morre, em conseqüência de um encontro inesperado com o rico industrial, em que o acusa de ter matado sua mulher e mãe de Alex, o rapaz fica sabendo de tudo. No túmulo do pai adotivo, ele jura vingança.
A partir daí ocorrerá uma série de encontros e desencontros que têm tudo para conquistar o telespectador. Afinal, para realizar a novela, a TV Manchete preocupou-se com os mínimos detalhes. O elenco teve aula de tudo que foi preciso. Aprendeu dança de salão, elite, capoeira, sinuca, etiqueta e noções de judaísmo, nesse caso os que viverão a família judia.
Em Grumari, foi construída uma cidade cenográfica que reproduz com esmero a Praça Onze dos anos 30. Até mesmo o famoso chafariz que atualmente fica na pracinha do Alto da Boa Vista faz parte do cenário. A réplica é um dos orgulhos da equipe de Kananga.
E nos estúdios da emissora, em Água Grande, onde estão montados o interior da Pensão Maravilha - moradia das dançarinas e de alguns malandros - uma parte da Kananga e a grande mansão dos Viana, também não houve economia. O mobiliário e luminárias que compõem os cenários, em estilo artdecô, foram todos comprados ou reproduzidos. Há até um biplano de verdade, que será utilizado nas cenas de Henrique.
PERSONAGENS E ELENCO
. Dora Tavares (Cristiane Torloni) - Heroína da história.
. Danilo (Giuseppe Oristânio) - O playboy da época.
. Alex (Raul Gazolla) - Filho de Juca.
. Juca (Haroldo Costa) - Fundador e presidente de honra da Kananga.
. Caveirinha (Nélson Xavier) - Um dos membros do Conselho dos 7. Malandro histórico, bicheiro, figura folclórica das noites cariocas.
. Saraiva (Ewerton de Castro) - faz parte do Conselho. Amigo de Alex. Sambista, malandro, bicheiro.
. Orestes (Carlos Eduardo Dolabella) -Também faz parte do Conselho. Policial, vai-se transformar num dos homens de Filinto Müller, traindo inclusive seu chefe. É ele quem consegue prender Luís Carlos Prestes e Olga Benário.
. Noronha (Cláudio Marzo) - Membro do Conselho dos 7. Dono de um jornal sensacionalista. Personagem antipático.
. Daisy (Lúcia Alves) - Mulher de Noronha. Sofisticada, não vive bem com o marido mas sabe manter as aparências.
. Lysette (Elaine Cristina) - Principal dançarina da Kananga do Japão. Nutre uma paixão obsessiva por Alex.
. Zazá (Tomara Taxman) - Dançarina da Kananga e grande rival de Lysette no início da novela. Na sua escalada, Alex vai usá-la também.
. Suely (Elisa Lucinda) - Uma das dançarinas da Kananga.
. Ritinha (Solange Couto) - Dançarina da Kananga, ajudante no Bar Alterosas.
. Clotilde (Karen Acioly) - Secretária de Chico Viana. Durante o dia é séria, à noite, dança no Kananga.
. Lulu Kelly (Zezé Motta) - Cantora e animadora da Kananga.
. Francisco Lima Viana (Carlos Alberto) - Rico industrial. Pai de Danilo. Prepotente e autoritário. Representa a rica burguesia urbana.
. Letícia Viana (Temia Carrero) - Esposa de Chico Viana. A principal vilã da história. Descendente de barões do café, mulher altiva, orgulhosa, bem conservada para a idade. Passa pela crise dos 50 e se apaixona por Alex.
. Sílvia Viana (Júlio Lemmertz) - Filha do casal Viana e irmã de Danilo. Jovem mimada e egoísta.
. Zulmira (Yara Lins) - Maê de Dora, Madalena e Alzira.
. Alzira (Ana Beatriz Nogueira) - Irmã de Dora. Adolescente sonhadora.
. Madalena (Via Negromonte) - Irmã adotiva de Dora. Torna-se empregada de Epílogo e Josefina.
. Epílogo (Rubens Corrêa) - Farmacêutico. Chefe de família tirano, simpatizante da ordem militar em tudo. Moralista, no fundo é um canalha.
. Josefina (Rosamaria Murtinho) - Mulher de Epí Fonseca. É francesa. Fala mal de todo o mundo.
. Júlio (Tarcísio Filho) - Filho do casal Fonseca. Torna-se ativista comunista. Apaixona-se pela prima Alzira.
. Vado (Ernesto Picollo) - Filho mais velho de Epílogo. Aprendiz de malandro.
. Tenente Henrique (Paulo Castelli) - Sobrinho de Josefina. Idealista político= idéias avançadas. Adere ao comunismo.
. Saul (Sérgio Viotti) - Judeu, do início do século, dono de uma loja de móveis. Severo, muito religioso, é um dos sete do Conselho da Kananga.
. Eva (Riva Nimitz) - Esposa de Saul. Judia imigrante da Europa.
. Hannah (Cristiana Oliveira) - Jovem judia. Enfrente as maiores dificuldades para manter o namoro com o tenente Henrique.
. Yoschua (Vicente Barcelos) - Sobrinho de Saul. Abandona a Europa obrigado pelos pais. Vem para se casar com Hannah, contra sua vontade.
. Olegário (Chico Dias) - Representa a linha de tenentes que optaram pelo integral ismo como solução para os problemas do País.
. Jorge (Ruy Resende) - Velho militante esquerdista. Corajoso, exemplo de integridade e dedicação.
. Ubirajara (Antônio Pitanga) - Delegado de Polícia. É conhecido como o terror dos cafetões. Policial íntegro e honesto.
. Torquato (Maurício do Valle) - Segurança e fiscal de pista da Kananga.
. Sinhô (Paulo Roberto Marques Barbosa) - Principal pianista da Kananga.
. Dudu (Buza Ferraz) - Argentino. Cafetão, grande amigo de Alex, boêmio, dedica-se às "mesmas atividades" de Alex.
. Ataliba (Sandro Solviatt) - Gerente da sinuca e homem de confiança de Cavei-rinha.
. Isaura (Maria Alves) - Empregada da pensão de Josefina e dançarina da Kananga.
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
. Sergio Brito - como Teodoro
. César Filho - como noivo de Dora
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 9725