PUC-Rio

Voltar

Nova Consulta

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 19/07/1989
Autor/Repórter:

SBT ESTRÉIA SUA CO-PRODUÇÃO EM SETEMBRO

A novela "Cortina de Vidro" foi lançada oficialmente ontem e sua estréia está prevista para meados de setembro. Ela será a primeira novela brasileira realizada por uma produtora independente, a Art Vídeo Produções (AVP), em co-produção com uma emissora de TV, o SBT. A Mikson entrará com a parte técnica da produção. Esta será a primeira vez que os atores vão receber uma participação de 50% nos lucros e na venda dos direitos de transmissão da telenovela para outros países.

"Cortina de Vidro" representa também uma nova possibilidade de mercado de trabalho na área, até então monopolizado pela Globo que em 1988 faturou USS 15 milhões (NCzS 54 milhões no paralelo) só com novelas.

O elenco está praticamente definido, com exceção de alguns nomes ainda em negociações. Cássia Kiss, Nivea Maria, Renato Borghi, Sérgio Mamberti, Gianfrancesco Guarnieri, Odilon Wagner, Adriano Reis, Jaime Perriad, Raiumundo de Souza e Kate Hansen já têm papéis definidos, além de vários atores estreantes que serão dirigidos por Irene Ravache.

A atriz Lucélia Santos, que deveria interpretar Ângela, uma operária do ABC, até ontem não havia chegado a um acordo financeiro. Cássia Kiss é quem vai substituí-la. Nuno Leal Maia, que faria o personagem Alex, desistiu por "opção artística", segundo a produção.

O argumento de "Cortina de Vidro" é de Carlos Augusto Oliveira, Guga, proprietário da AVP, irmão de Boni (vice-presidente de operações da Globo) e quem vai dirigir os 30 primeiros capítulos. O nome do diretor "global" que vai substituí-lo ainda é mantido em sigilo. O texto da novela é de Walcyr Carrasco e a supervisão de Bráulio Pedroso. O enredo é ambientado em São Paulo, num edifício de alto padrão, onde estão instaladas a "holding" da empresa que controla o prédio, uma agência de publicidade multinacional, uma corretora de valores, uma academia de ginástica, um teatro, um restaurante e uma agência de modelos.

"Cortina de Vidro" tem muitas referências cinematográficas. "O argumento foi baseado em 10 ou 11 longas-metragens que eu coloquei num liquidificador", diz Guga. Entre eles estão "Adorável Pecadora", "Fama", "Norma Rae", "Atração Fatal" e "Um Estranho Casal". Alguns personagens são também paródias de celebridades.

A Mikson vai gravar usando o sistema Betacam de altíssima definição. A maioria dos cenários (14) são localizados no edifício Dacon (av. Cidade Jardim, zona oeste de São Paulo) e muitas externas estão programadas. "As pessoas poderão identificar a cidade enquanto assistem televisão", diz Bráulio Pedroso.

Voltar

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 9754