PUC-Rio

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 09/08/2004
Autor/Repórter: Etienne Jacintho

HBO VAI CO-PRODUZIR SUA SEGUNDA SÉRIE NO BRASIL

Depois de 'Mandrake', com a Conspiração, empresa investe em 'Carnaval', com a O2

Além da série Mandrake, em parceria com a Conspiração Filmes, a HBO tem mais um projeto no Brasil. Carnaval é o nome da atração que a empresa está co-produzindo com a O2 e que deve estrear no segundo semestre de 2005 - após o lançamento de Mandrake, que está previsto para o primeiro semestre do ano que vem.

Carnaval desmitificará o universo carnavalesco do País ao mostrar os bastidores dos desfiles das escolas de samba. Apesar da temática, a atração não seguirá a linha documental, mas trará imagens dos desfiles, uma vez que as filmagens vão começar em fevereiro, bem na época da grande festa popular.

Os bastidores do carnaval aparecem na trama a partir da história de uma família envolvida com "negócios ilegais", nas palavras do vice-presidente de Programação, Aquisição e Produção da HBO na América Latina, Luis Peraza - e família de bicheiros, para o entendimento do leitor. "Eles estão envolvidos no carnaval, não?", pergunta Peraza, apesar de já saber a resposta. "A dinâmica do carnaval será pano de fundo para a história, que achamos interessante", diz. "A série também será monumental em termos de visual."

Tanto o elenco de Mandrake - série em 13 capítulos inspirada nas histórias do escritor Rubem Fonseca - como o de Carnaval devem contar com artistas renomados, a exemplo de Epitáfios, co-produção da HBO com a Pol-Ka Producciones, de Buenos Aires. O suspense portenho conta com a estrela Cecilia Roth, que já trabalhou com Pedro Almodóvar, entre outros nomes consagrados naquele país. Peraza afirma que a escolha de elenco ainda não foi definida e que novidades devem ser anunciadas em outubro.

Epitáfios foi filmada em película (16 mm), recurso cinematográfico pouco usado em TV, e as duas produções brasileiras devem seguir esse mesmo rumo.

Na série argentina, a HBO usou dois diretores: Alberto Lecchi e Jorge Nisco.

Já aqui no Brasil, a direção de Carnaval será do cineasta Cao Hamburger, criador do Castelo Rá-Tim-Bum. No caso de Mandrake, serão vários os diretores encarregados dos episódios, que serão histórias fechadas.

Investimento - O impulso para a HBO investir em co-produções com Brasil, Argentina e México surgiu do exemplo que, há muito tempo, dá certo nos Estados Unidos. "Estamos há 10 anos no Brasil e há 14 anos na Argentina. Durante esse tempo, acompanhamos o processo da HBO nos Estados Unidos, com as séries Os Sopranos, Band of Brothers - de Steven Spielberg e Tom Hanks -, Sex and the City, Six Feet Under...", explica Peraza. "Hoje a programação nos EUA é tão sólida, que a estratégia mais lógica é seguir a mesma linha."

O vice-presidente, no entanto, faz ressalvas. "O mercado latino-americano é menor, menos homogêneo, mais difícil, mas há a possibilidade de firmar a marca HBO como algo distinto", afirma Peraza, que sabe que o público é exigente e que, devido à situação econômica dos países latinos, a TV por assinatura deve ter um diferencial para fazer com que o telespectador se disponha a "tirar dinheiro do bolso para ter a HBO."

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 100616