PUC-Rio

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 01/11/2004
Autor/Repórter: Daniel Castro

'ISAURA' RESGATA ÓRFÃOS DE 'COR DO PECADO'

A novela "A Escrava Isaura", da Record, atraiu telespectadores que não estavam assistindo à TV aberta às 19h - ou que estavam com seus televisores desligados desde o fim da novela "Da Cor do Pecado", da Globo, em agosto.

A trama de época aumentou em mais de 50% a audiência da Record na faixa em que é exibida (18h50/ 19h35), de sete para onze pontos no Ibope da Grande São Paulo - onde cada ponto equivale a 49,5 mil domicílios.

Nos primeiros dez capítulos da novela, só o SBT e Rede TV! apresentaram pequena queda de audiência. A Globo, com "Começar de Novo", manteve a mesma audiência das semanas anteriores à estréia de "Isaura", na faixa dos 34 pontos. E a Band ganhou um ponto no horário da novela.

O crescimento de "A Escrava Isaura" foi sustentado principalmente pelo aumento no número de televisores ligados.

Entre 18 de outubro (estréia da novela) até quinta-feira (quando foi ao ar o décimo capítulo) a média de televisores ligados na Grande São Paulo no horário foi de 67%. Na semana de 11 a 16 de outubro, foi de 63%. A diferença é de quatro pontos percentuais - ou os mesmos quatro pontos que a Record ganhou com "Isaura".

O total de televisores ligados agora (67%) é idêntico ao do horário em junho, quando era exibida "Da Cor do Pecado", maior sucesso das 19h na Globo nos últimos dez anos.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 103715