PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 23/01/2005
Autor/Repórter: Simone Mousseo f

SUCESSO

“Floricienta” é um fenômeno na Argentina. A protagonista, assim como a personagem, chama-se Florencia. Lá, vai ao ar de segunda a sexta, às 18h, e já é líder de audiência pelo canal 13. A história da autora Patrícia Maldonado, que partiu da idéia original do grupo Cris Morena, conta a vida de uma menina de 20 anos que chega para trabalhar na casa de uma família alemã. O título em português, Floribella, é uma mistura de Flor e Cinderela; na Argentina, Floricienta é a mistura de Florencia e Cenicienta (Cinderela em espanhol).



Na trama original, assim como na adaptação, Flor canta numa banda. Lá, um show do grupo chegou a reunir 40 mil pessoas num estádio de Buenos Aires. A trama da novela é sobre adolescentes e para adolescentes, e dá até para comparar “Floricienta” com a nossa “Malhação - Múltipla Escolha” e sua Vagabanda.



A febre na Argentina é tanta que uma operadora de celular, em parceria com a produtora RGB, criou ano passado um quiz : quem ligasse e respondesse certo a questões relacionadas à novela poderia ganhar bonés, CDs, mochilas e fotografias com o elenco. Em uma semana de promoção, mais de 300 mil pessoas participaram do jogo.



“Floricienta” já foi exportada para países como Bolívia, Equador, Hungria, Costa Rica, Paraguai, Peru, Romênia, Turquia, Uruguai e Ucrânia. A novela também virou peça de teatro em Buenos Aires, em julho do ano passado.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 106029