PUC-Rio

Jornal/Revista: Visão
Data de Publicação: 25/10/1989
Autor/Repórter:

BOA APOSTA NOS CLICHÊS

Cortina de vidro inaugura a co-produção em novelas no SBT

Com a estréia nesta segunda-feira, às 19h40, da telenovela Cortina de vidro, uma relação empresarial volta a se estabelecer na história da televisão brasileira: a co-produção, antes limitada apenas a minisséries. Associadas ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), as produtoras Art Vídeo Produções e Miksom Tecnologia de Comunicações investiram cerca de 3 milhões de dólares para concretizar a primeira parte de um projeto que prevê o desenvolvimento de três novelas, num período de dezoito meses. O exibidor, por sua vez, procura garantir patrocínios que assegurem o desenvolvimento dos demais projetos e índices de 12% no horário, como pretende o superintendente de Marketing da emissora, Rubens Carvalho. "Com um bom produto queremos assegurar audiência para os nossos telejornais, sem correr riscos."

Para isso Guga de Oliveira - criou a série Joanna, com 26 capítulos e protagonizada por Regina Duarte, exibida em 1984 pela TV Bandeirantes - foi buscar em dez filmes clássicos do cinema americano o argumento para Cortina de vidro, que, desenvolvida por Bráulio Pedroso e Walcyr Carrasco, terá cerca de 180 capítulos e a cidade de São Paulo como cenário, Os atrativos da trama são os de sempre: contraste entre riqueza e pobreza, sonhos de ascensão social, golpes no mercado financeiro e uma boa dose de sexo e malícia. Walcyr Carrasco, no entanto, garante que há uma diferença básica na sua história, especialmente "na modernidade do texto. Meus personagens falam e pensam como as pessoas que vivem nesta cidade, um universo que ninguém soube explorar direito".

Os planos - Pretensões à parte, a novela não contará com nomes do primeiro time da televisão. Estão escalados Herson Capri, Ester Goes, Aldine Müler, Gianfrancesco Guarnieri, John Herbert, Jayme Periard, Antônio Abujamra e Adriano Reis, entre outros, que, segundo Guga, "estão recebendo salários bem superiores aos que a Globo paga". Melhor que isso, observa, "é que abrimos um grande mercado de trabalho para os atores e vamos estimular a produção independente".

Com a estréia de Cortina de vidro e a venda de todas as cotas de patrocínio, o SBT já encomendou às produtoras a segunda novela: um revival do mais famoso personagem televisivo criado por Bráulio Pedroso há vinte anos, Beto Rockfeller, que na nova versão enfocará o conflito de gerações e as mudanças do país nesse mesmo período. Nos planos da emissora, revela Carvalho, estão previstos o lançamento de um programa rural, a ampliação da área de esportes e uma série de especiais voltados para os jovens. "Queremos consolidar o segundo lugar com os pés no chão, sem qualquer intenção de inovar na estrutura de programação."

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 10665