![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: VEJA Data de Publicação: 29/04/1990 Autor/Repórter:
![]()
NA RETA DE CHEGADA
Uma feira em São Paulo mostra a programação da TV Abril/MTV, que entrara no ar em 20 de outubro
Entra nesta semana na reta final um projeto que vem sendo preparado há um ano e, a partir de 20 de outubro, irá mexer com os hábitos dos telespectadores, jovens e dos que gostam de música. Através dele, o Brasil ingressa no grupo de países onde é possível acionar o seletor de canais e sintonizar a MTV, a rede mundial de televisão consagrada como o que há de mais novo e arrojado no vídeo em matéria de música, permeada por informações, dirigidas basicamente a um público cuja faixa etária aproximada já define o estilo da rede: vai dos 12 aos 34 anos. A versão brasileira da MTV (Music Television) será produzida e apresentada, em São Paulo, pela TV Abril, emissora ligada à Editora Abril. Ela transmitirá seu som e imagem no canal 32 da freqüência UHF que pode ser captada por qualquer televisor. No Rio de Janeiro, a MTV será transmitida pela TV Corcovado a partir da. mesma data. Serão catorze horas de programação, do meio-dia às 2 horas da manhã, recheada de música, informação, videoclipes e programas nacionais e estrangeiros, que prometem uma opção diferenciada ao espectador. Por enquanto, só as regiões do Grande Rio e da Grande São Paulo poderão captar o sinal da emissora. Num segundo estágio, o sinal da TV Abril/MTV chegará progressivamente a outras capitais e cidades do pais através de estações retransmissoras.
Para marcar a chegada da MTV ao Brasil, a TV Abril promove em São Paulo, de segunda a quarta-feira desta semana, uma grande feira que antecipa, através de estandes tão irreverentes quanto a programação da emissora, o que será levado ao ar. O local escolhido para o evento combina com o espírito do lançamento: o pavilhão do Projeto SP, um dos templos da música jovem de São Paulo, onde costumam se apresentar grandes nomes do rock brasileiro e do circuito internacional. A feira é dirigida primordialmente a publicitários e anunciantes, interessados nesse veículo inédito para suas propagandas, mas nada impede que qualquer pessoa circule por ela para dar uma olhada no que está sendo preparado pela TV Abril.
A atmosfera da feira reproduz ao vivo a linguagem que se transformou em marca registrada da MTV em todo o mundo. ''A TV Abril será um canal jovem, com muita música, mas acompanhada de boas doses de entretenimento e informação define Marcos Amazonas, de 38 anos, formado em Administração de Empresas e diretor-geral da emissora. "Teremos do esporte ao documentário, passando pelo telejornalismo e pelo humor, numa linguagem inteligente e descontraída."
ENTREVISTAS E CANJAS - A feira montada para apresentar oficialmente a TV Abril desdobra-se em oito grandes estandes. Cada um deles representa um programa da linha de frente da emissora, produzido no Brasil ou no exterior. O Disk MTV, por exemplo, levará ao ar a parada de sucessos com os dez clipes mais votados através de telefonemas. Na feira, o visitante não terá dificuldade em reconhecer à distância o estande do Disk lá estará uma esfinge de feições egípcias, de 6 metros de altura, com um telefone vermelho nas mãos. Outro estande, dominado por um imenso painel imitando um aparelho de rádio dos anos 40, antecipa como será a TV Zona, programa de entrevistas e canjas musicais comandado por Rita Lee e realizado pela produtora Frame.
Os visitantes serão informados, também, de que o jornalista Marcelo Tas, que já encarnou o hilariante personagem Ernesto Varela, o repórter de TV que xingava seus entrevistados, irá apresentar o programa Netos do Amaral, no qual promete doses maciças de irreverência. Trata-se de uma brincadeira com o arqueológico Amaral Netto, o Repórter, que nos anos 70 mostrava imagens turísticas do Brasil em entusiasmado tom ufanista. Há, ainda, surpresas como um estande que reproduz a silhueta dos prédios de Nova York, em que reluz uma enorme boca aberta, para anunciar os programas americanos que serão incorporados à MTV brasileira, e outro no qual se pode entrar num enorme globo terrestre. Além dos estandes, dos programas, a feira tem um espaço para mostrar os diversos quadros fixos de sua extensa programação musical.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 107507