![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 14/09/2005 Autor/Repórter: Daniel Castro
![]()
NOVELA DESPENCA E SBT PERDE 13% À NOITE
O remake do SBT para "Os Ricos Também Choram", clássico da telenovela latina, tem sido até agora um fiasco no Ibope. A produção, que estreou em 18 de julho, derrubou pela metade a audiência da emissora em sua faixa de "novelas brasileiras" (na verdade adaptações de textos comprados da rede mexicana Televisa).
Em junho, com "Esmeralda", dramalhão cuja mocinha era cega, o SBT marcou média de 14,7 pontos na Grande São Paulo. Em julho, na média de "Esmeralda" e "Os Ricos", a faixa cravou 13,2. Em agosto, "Os Ricos" marcou apenas 7,3 pontos.
"Os Ricos Também Choram" teve o pior desempenho entre todos os programas do SBT em agosto. No horário nobre (18h/ 24h), a audiência média da emissora caiu 13% no mês (de 12,4 para 10,8 pontos). O SBT, que vinha em tendência de alta, foi a única rede que perdeu ibope em agosto.
Além da novela, perderam público as sessões de filmes de terças e quintas, "Family Feud" e "Roda a Roda". No horário que passou a ser ocupado pelo "SBT Brasil", a queda foi de dez para oito pontos.
O SBT não comentou os números. Nos bastidores da rede, atribui-se parcialmente o fiasco de "Os Ricos" ao fato de a novela começar às 21h, no mesmo horário de "América", da Globo - mas isso já ocorria em junho com "Esmeralda", que entrava às 20h50.
A Record tem agora a novela mais vista fora as da Globo.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 113062