PUC-Rio

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 03/10/2005
Autor/Repórter: Keila Jimenez

RECORD ALUGA CIDADE CENOGRÁFICA

Rede loca área em Bragança para trama de Lauro César

A Record está investindo pesado na infra-estrutura para a produção de teledramaturgia. Depois de comprar um área com estúdios na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), a emissora está locando um terreno de quase 10 mil metros quadrados em uma região próxima a Bragança Paulista, interior paulista.

A área, que é totalmente descampada, longe de residências ou montanhas, será utilizada para a construção da cidade cenográfica de Cidadão Brasileiro, novela de Lauro César Muniz que estréia em 2006 na rede. O folhetim, que começa a ser gravado em janeiro, se passará justamente na mesma época da construção de Brasília, sendo assim necessária a retratação do Distrito Federal naquela época na cenografia.

A Record pretende locar o terreno apenas durante o tempo de gravação da trama. As cenas em estúdio serão gravadas em São Paulo, em um dos quatro estúdios que emissora tem na sede na Barra Funda.

A rede está ainda investindo na construção de três novos estúdios no terreno que comprou no Rio. No negócio, fechado no primeiro semestre, a emissora pagou o equivalente a R$ 8 milhões por um terreno de 44 mil metros quadrados, com quatro estúdios. A área, que pertencia a Renato Aragão, foi durante anos alugada pelas produções da Globo.

Além da cidade cenográfica, outro fato que atravanca a produção de Cidadão Brasileiro - a novela foi anunciada para novembro e adiada - é a escalação do elenco. Lauro César Muniz quer estréia de peso e está esperando algumas das produções em andamento da Globo acabarem para ir atrás de atores contratados por obra, que não são poucos.

Profissionais da parte técnica, como câmeras, devem ser contratados para a trama, que tem previsão de entrar no ar em março.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 113755