![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 08/03/1990 Autor/Repórter: Ângelo Marsia
![]()
TV ABRIL ESTRÉIA CLIPS DA MTV ATÉ SETEMBRO
A TV Abril é a MTV no Brasil. A emissora brasileira anunciou ontem, oficialmente, que passará a transmitir - e a produzir - programação com a marca da rede mundial Music Television. A meta é inaugurar as transmissões entre 1º de julho e 30 de setembro para a grande São Paulo.
A MTV é uma divisão da Viacom International que lançou em 1981 um novo conceito: a TV do videoclip, que transmite prioritariamente música para um público jovem, entre 12 e 34 anos, além de informação ligada aos interesses dessa faixa. A Abril vai seguir a fórmula, com muito videoclip (50% estrangeiro, 50% nacional). Também vai transmitir programas como o noticiário - Week in Rock -, a comédia ''Saturday Night Live'' ou o inédito ''Buzz'', um show com os principais acontecimentos da semana. Todos serão adaptados e falados em português. Haverá ainda esportes como o surfe e o skate e destaque no jornalismo para temas como ecologia.
A meta inicial é a transmissão de 13 horas diárias (exceto às sextas e sábados, quando serão 16 horas). A emissora quer alcançar no ano que vem 20 horas diárias, para ir progressivamente chegando às 24 horas das demais emissoras no mundo.
O acordo operacional, cujos valores não foram revelados, envolve também a exportação de produtos locais. Roger Karman, vice-presidente corporativo da Abril, tem uma meta ambiciosa (''nossa música vai brilhar lá fora'') e dá um exemplo na área dos quadrinhos: ''A Abril já é a maior produtora de histórias Disney do mundo''. A vice-presidente de Novos Negócios da MTV, Sara Levinson, não contesta: ''O lançamento da MTV no Brasil levará ao resto do mundo a música vibrante e a cultura brasileira.'' Além dela, veio para o lançamento a vice-presidente de Programação Internacional Liz Nealon, que passará a vir mensalmente para auxiliar na implantação.
A TV Abril transmitirá a MTV pelo seu canal aberto UHF 32 (disponível para todos que tiverem antena receptora UHF e um aparelho de TV UHF-VHF, ou ainda um televisor convencional acoplado a um videocassete, já que todos sintonizam também UHF). Ela espera, no início, 1 ou 2 pontos de audiência em São Paulo (1 ponto são 40 mil lares) e estima que só na cidade existam mais de 1,5 milhão de receptores capazes de sintonizar em UHF.
EMISSORA QUER FORMAR REDE - Ainda não há datas, mas a MTV estará disponível também fora da Grande São Paulo. A TV Abril quer formar uma rede e tenta contratos de afiliação no interior de São Paulo e nas capitais (as primeiras são Rio, Belo Horizonte e Brasília). A emissora também estuda o licenciamento de algumas horas de programação para não afiliadas.
Além disso, seu sinal estará disponível para as cem mil antenas parabólicas já existentes no país através do satélite Brasilsat 2.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 11732