PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 12/03/2006
Autor/Repórter: Paulo Ricardo Moreira

A CÓPIA MEXICANA DE ‘BETTY, A FEIA’

As chamadas já estão no ar e soam como ameaça: “Vem aí, a feia mais bela da TV”. As imagens mostram as pernas de uma mulher, cujo rosto não é revelado. Mas o mistério foi desfeito. Trata-se da nova novela mexicana do SBT, “La fea más bella”, que por aqui virou “A feia mais bela”. A trama é uma versão de “Betty, a feia”, novela colombiana que a Rede TV! exibiu no Brasil e no momento está reprisando.

Produzida pela Televisa, rede com a qual o SBT tem contrato até 2008, “La fea más bella” começou a ser exibida no México em janeiro e virou um sucesso de audiência. Tanto que, a pedido do público, a novela mudou de horário, passando a ser transmitida mais cedo, às 18h. A TV já lançou a trilha sonora em CD.

Na trama original, produção da RCN, da Colômbia, a feia se chama Betty e é vivida pela atriz colombiana Ana Maria Orozco. “Betty, a feia” foi transmitida em vários países da América Latina e ganhou uma continuação, “Eco Moda”, com o mesmo elenco.

Na versão mexicana, o nome da protagonista é Lety, apelido de Letícia, interpretada por Angélica Vale. A feia é uma mulher inteligente, sonhadora e romântica e formada em economia. Tanto Betty quanto Lety usam óculos com lentes grossas, aparelho nos dentes, cabelos presos e não têm charme algum.

A trama mexicana manteve vários elementos da original, como o “quartel das feias”, um grupo de mulheres que têm em comum com Lety a falta de belos atributos físicos, mas são suas amigas. A jovem também tem um melhor amigo, que é seu confidente.

Se Betty trabalha como secretária da presidência de uma empresa de moda, Lety arruma emprego na mesma função numa produtora. A mexicana se apaixona pelo patrão, o executivo Fernando (Jaime Camil), noivo de uma bela acionista da empresa, Márcia (Elizabeth Álvarez).

Quem já acompanhou (ou acompanha!) a novela colombiana sabe que a protagonista sofre com a rejeição do patrão por ser feia. Mas, no final, ela passa por uma transformação radical, virando uma linda e poderosa mulher.

A mexicana Angélica Vale, intérprete de Lety, é conhecida do público do SBT. Ela fez a jovem Nayeli em “Amigas e rivais”, novela exibida recentemente pela emissora paulista. Angélica também é cantora, com mais de dez discos gravados. Em 2002, foi apresentadora do programa “Big Brother Vip: México”, que teve participação de famosos.

O SBT ainda não bateu o martelo, mas a estréia de “A feia mais bela” deve acontecer em abril. Antes disso, a emissora de Silvio Santos põe no ar, a partir de amanhã, às 15h, outra mexicana, “Rubi”, que será reprisada no lugar de “Canavial de paixões”.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 118131