PUC-Rio

Jornal/Revista: ISTO É - Gente
Data de Publicação: 03/04/2006
Autor/Repórter: Dirceu Alves Jr.

SENSUALIDADE NA NOVELA DAS OITO

No primeiro capítulo de Cidadão Brasileiro, novela das oito da Record, Fausta (Lucélia Santos) arrasta Antônio (Gabriel Braga Nunes) para a cama e fica furiosa ao vê-lo, embriagado, cair no sono. No dia seguinte, é a vez de o galã tentar seduzir Carolina (Carla Regina). Garantindo que só se entregaria por amor, a jovem tira a calcinha e presenteia Antônio, que a esfrega voluptuosamente no rosto. Cenas como essas são comuns na novela escrita por Lauro César Muniz para a Record, emissora do bispo Edir Macedo, e surpreendem os telespectadores acostumados a ver no canal histórias mais brandas. “Estou trabalhando com plena liberdade. A sensualidade latente é uma marca do meu trabalho. O erotismo se manifesta em todas as personagens diretamente ou por sublimação, não apenas na exposição de corpos, mas no comportamento e nas palavras”, diz Muniz.

Muitos diálogos também usam a malícia para ilustrar os personagens. Em uma cena recente, Celso (Leonardo Brício) sai da cadeia e é levado pelo pai, Nestor (Gracindo Jr.), a um restaurante. Com o cardápio na mão, o ex-presidiário diz que queria “comer” uma mulher. “Gosto de enfocar o lado mais secreto de cada um, e o sexo é fundamental no comportamento das pessoas. Busco sempre revelar, nos personagens, dados que deixem aflorar essa questão tão primordial. Nas palavras, o erotismo pode ser mais profundo, agudo, contundente”, justifica Muniz.

Se em Cidadão Brasileiro o clima está quente, Prova de Amor, na faixa das sete, segura a audiência apenas com beijos e abraços. O amor de Clarice (Lavínia Vlasak) e Daniel (Marcelo Serrado) conquista o público pelo romantismo. “Na minha novela, só há insinuação de sexo e mesmo assim só acontece quando existe amor. A experiência me ensinou o que pode ou não neste no horário e tenho uma atenção constante porque sei que a família vê a novela”, afirma o autor, Tiago Santiago.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 118785