PUC-Rio

Jornal/Revista: ISTO É - Gente
Data de Publicação: 04/09/2006
Autor/Repórter: Fernando Oliveira

MUDANÇAS PARA SUBIR NA AUDIÊNCIA

Alardeada como uma mudança de rumos na dramaturgia do SBT, Cristal está longe de ser considerada um sucesso. Distante dos esperados dois dígitos de audiência, a novela chegou a atingir 4 pontos no final de julho e passa por uma reformulação, que parece estar surtindo efeito. Enquanto a concorrente Bicho do Mato caiu para nove pontos em média (ao contrário dos 13 de antes), Cristal subiu para sete.

As mudanças começaram com a volta do diretor David Grimberg, que reassumiu a novela, da qual tinha sido afastado antes da estréia para a entrada de Herval Rossano, que chegou a regravar cenas já produzidas. A supervisora de texto da novela, Thereza Di Giacomo, nega que a última troca tenha sido oriunda de uma possível crise. “O David estava de férias, e o Herval assumiu. Mas ele teve de sair por motivo de saúde”, afirma. Segundo Thereza, não houve dispensa oficial de nenhum dos diretores, e o contrato de Rossano será honrado.

A trama vem sendo redefinida aos poucos, e personagens tiveram seus perfis mudados. Luísa, a vilã vivida por Eliana Guttman, teve os cabelos pintados e rejuvenesceu. Eliana, interpretada por Greta Antoine, vai sofrer um acidente e ficar paraplégica, algo que não estava previsto na sinopse de Rossano. “Na verdade existem duas novelas: a mexicana e a venezuelana. A primeira é mais atual, mas a nossa é feita em cima da segunda”, revela Thereza. “O que não impede que em algum momento usemos da trama do México.” A única dúvida quanto às adaptações é sobre o destino da personagem Marion (Marisol Ribeiro). “Na versão mexicana ela enlouquece e raspa o cabelo. Aqui ainda não sabemos se ela o fará ou não.”

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 123573