PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 12/11/2006
Autor/Repórter: Lilian Fernandes

O PÚBLICO QUER TUDO AO MESMO TEMPO? TERÁ

Assista. Mas também acesse (na internet), ouça (no rádio), participe (enviando vídeos que poderão ser mostrados na TV). Sintonizado — ou multissintonizado, como diz o seu novo slogan — com o público jovem, que consome várias mídias simultaneamente e não se contenta com a passividade contida na palavra telespectador, o Multishow entra numa nova fase. Vai se tornar multimídia, na verdadeira acepção do termo.

— Há cinco anos, somos líderes de audiência entre os jovens de 18 a 34 anos. Mas há três anos a gente se voltou totalmente para este público. Agora que a programação está consolidada, queremos levar o Multishow para outras plataformas — diz Daniela Mignani, gerente de marketing do canal.

Para marcar o término de uma etapa e o início da outra, o canal muda sua programação visual a partir do dia 20, e adota a assinatura “Multishow — Multissintonizado”.

O investimento em novas plataformas começa a ficar claro para os telespectadores em dezembro, com o lançamento da rádio Multishow FM no site do canal. Em janeiro, ela passa a ser captada também pelo portal Globo.com, e o projeto é que se torne uma emissora de rádio comum, captada no dial.

— A Multishow FM já começa com dez horas de programação ao vivo, ancorada por locutores — diz Daniela. — É diferente da maioria das rádios da internet, que traz basicamente uma seleção de músicas.

Em maio do ano que vem, o canal deixa de ter apenas um site de programação e passa a ter um portal, que enfocará temas relacionados sobretudo à área de comportamento. Há uma equipe ocupada com esta pesquisa dentro do Multishow e outra no Globo.com, mais uma vez o parceiro escolhido.

Inicialmente, a ênfase será na música. Até o fim de 2007, outras novidades surgirão. O jornalista Guilherme Bryan será um dos nomes na rede de blogueiros do portal. E os internautas serão estimulados a contribuir com o conteúdo enviando vídeos domésticos.

— Mas não vai ser como no Youtube, em que cada um posta o que quer. A gente vai direcionar mais. E os vídeos serão exibidos também no Multishow, a princípio, numa faixa criada na madrugada — conta Daniela.

O “Zero km”, dedicado a bandas novas, também será uma porta de entrada para os vídeos dos telespectadores. Que podem ser convidados, por exemplo, a criar seu próprio clipe para uma determinada música. O programa, aliás, inspirou um projeto maior.

— Estamos estruturando com a (gravadora) Som Livre um projeto que inclua também São Paulo (em setembro, houve um grande show no Rio, mostrado no programa) — diz Wilson Cunha, diretor do canal. — Uma das idéias é dar mais visibilidade às bandas novas que se apresentam em festivais que nós cobrimos, como o Planeta Atlântida e o Festival de Verão de Salvador.

Wilson diz que o Multishow continuará investindo no lançamento de CDs e DVDs. No mês passado, foram lançados também ringtones, toques musicais para celular que podem ser baixados do site do canal:

— Estamos investindo no fortalecimento da marca Multishow no segmento jovem.

2007 - Muda a forma de se ter acesso ao Multishow, mas a programação 2007 mantém seus pilares. Já está certo que os humorísticos “Cilada”, com Bruno Mazzeo, e “Vida loca”, de Fernando Muylaert, continuarão na grade. O “Se liga na busca”, de Pedro Neschling, também, assim como o “Tira onda”, em que famosos tentam passar despercebidos exercendo funções diferentes das suas. O “Tribos”, de Danielle Suzuki, é outro que tem espaço garantido.

Novidades deste ano, “Circo do Edgard”, programa de variedades com Edgard Piccoli; “Lugar in (comum)”, com Didi Wagner; e “Zero km”, com Jorge de Sá, também continuarão no ar.

Antes mensal, a edição nacional do “Por trás da fama”, em que Alex Lerner entrevista personalidades, passará a ser semanal — o que, aliás, já vem acontecendo desde o início do mês, dentro da programação especial pelos 15 anos do Multishow. Com isso, as edições dedicadas aos astros internacionais ganharão uma faixa própria, chamada provisoriamente de “Profile”.

Ainda estão em negociação novas temporadas do “Claro que é rock”, musical com Roberto Frejat, e do “Quarto mundo”, em que jovens discutem temas relacionados ao seu universo.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 125933