![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 17/04/2007 Autor/Repórter: Rose Esquenazi
![]()
UMA NOVIDADE CHAMADA TVJB
A emissora quer fugir da audiência fácil e da programação de baixo nível - tão em voga nos canais abertos. Na grade, jornalismo crítico e atrações com o requinte da TV por assinatura
O desafio é grande: fazer um mix de programação aberta e fechada no mesmo canal. A TVJB, que ocupará o espaço da CNT, canal 9, mais o 22 na Net e o 24 na Sky/DirecTV, estréia hoje, a partir das 18h, com 200 horas mensais de programação. Até a meia-noite, entrarão na grade jornalismo de qualidade, turismo, esporte, entretenimento, programas de música, cinema e gastronomia.
- Todos os profissionais consideram este projeto o da vida deles. Por isso, têm trabalhado intensamente nos últimos 60 dias para colocar no ar uma TV que contribua para o enriquecimento e conhecimento da família brasileira - antecipa Daniel Barbara, presidente da Companhia Brasileira de Multimídia (CBM), controlada pelo empresário Nelson Tanure. - Nosso objetivo é fugir da tentação de fazer uma TV de audiência fácil e programação chula.
De segunda a sexta-feira, das 22h às 23h, o jornalista Boris Casoy ocupará a bancada do Telejornal do Brasil em que se propõe a discutir com profundidade as notícias do dia. O âncora, que tem como marca o bordão "Isso é uma vergonha", contará com os analistas políticos e econômicos do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil, duas empresas da CBM.
- Vamos aprofundar o tema do dia e fazer sempre uma longa entrevista com especialistas, tentando antecipar o que será notícia no dia seguinte - avisa Boris Casoy, que acaba de criar outro bordão: "Isso é uma novidade!", referindo-se à TVJB.
Diariamente, às 18h, Léo Almeida comandará o Na rua diretamente da GGP, Gugu Produções, em Alphaville, São Paulo, onde funcionam atualmente os estúdios e a sede da emissora. Léo vai falar de música e assuntos de interesse do público jovem. Às 19h30, Luiza Sarmento apresentará os clipes do + Pop. A edição de sábado do programa ganhará uma versão com os mais votados pelo público.
Outra atração promete agradar - e muito - aos jovens: um flash de quatro minutos sobre a vida de quatro moradoras de Santa Teresa, seus amores e suas dificuldades de sobrevivência longe dos pais.
Novela também fará parte da grade da TVJB. Em uma co-produção com a RTP portuguesa, inédita no Brasil, a emissora exibirá, diariamente às 20h30, Coração navegador, com a atriz Ingra Liberato. Com apenas 60 capítulos, mostrará cenas externas belíssimas realizadas no interior do Rio Grande do Sul. Um compacto de 90 minutos ficará reservado sempre para as noites de sábado. Na seqüência, a TVJB exibirá filmes no Festival de sucessos JB. E às 23h, celebridades se encontrarão no palco do Sabbá show, comandado por Daniel Sabbá.
No domingo, das 20h às 22h, Clodovil promete divertir o público em Por excelência. O telespectador poderá acompanhar o dia-a-dia do deputado no novíssimo gabinete recém-decorado, onde receberá os colegas parlamentares. A atração terá uma parte gravada nos estúdios em Alphaville.
Domingo também será dia do talk-show Verso e reverso, com o jornalista Augusto Nunes. O diretor editorial do Grupo CBM quer surpreender com um programa de entrevistas com uma hora e meia de duração. Para encerrar o fim de semana em grande estilo, irá ao ar Sinfonia fina - que vai condensar música clássica e MPB, sob a direção de Guga de Oliveira, consultor do canal. No primeiro programa, uma seleção de composições de Chico Buarque e Villa-Lobos.
INTERATIVIDADE NA PAUTA DA TVJB - Apesar de ainda oferecer um horário comedido, de apenas seis horas diárias de programação, Daniel Barbara avisa que há uma grande expectativa de crescimento da programação para 12 horas - e que deve ocorrer nos próximos seis meses.
- Com isso, vamos atrair mais retransmissoras para ampliar a nossa cobertura geográfica - explica o presidente da CBM.
Longe de ser uma grade pétrea, fechada, o objetivo é acrescentar produções independentes, criar espaço para novos talentos e eliminar o que não for de agrado do público.
O diretor de jornalismo, Dácio Nitrini, que acompanha o apresentador Boris Casoy há 16 anos, desde os telejornais do SBT e da Record, diz que a idéia é atingir o público ávido por reflexão inteligente.
- Queremos falar com pessoas dos mais variados níveis de atividade, como líderes sindicais, políticos, administradores, que precisam refletir sobre o momento econômico e social do país, dentro de uma economia global.
Com uma equipe de 30 jornalistas, sendo que seis atuando no Rio e seis em Brasília, Dácio e Boris idealizaram uma composição de telejornal e talk show, em dois sets diferentes. Na estréia, a conversa já está garantida: será com o empresário Antônio Ermírio de Moraes.
- A vontade é realizar todas as entrevistas ao vivo, mas vai depender da agenda dos entrevistados. Nosso desafio vai além de manter o público atualizado no noticiário do dia. Queremos detectar e aprofundar os aspectos relevantes e que geralmente ficam escondidos atrás do noticiário de impacto. Queremos mergulhar atrás desse impacto, coisa que a imprensa de TV demora a fazer - avisa Dácio Nitrini.
Os cinéfilos estarão bem servidos na TV JB. Cineastas será uma revista para falar sobre as produções nacionais, incluindo trailers, bastidores e curiosidades. Já o CineSet vai apresentar a vida e a obra dos grandes diretores e seus filmes. Terá como base o acervo do jornalista Wladimir Weltman, que morou em Los Angeles durante 15 anos. Com acesso aos bastidores dos mais importantes estúdios de Hollywood, Wladimir promete surpresas dignas de um canal a cabo. As duas atrações serão apresentadas pela modelo Isabel Wilker, apaixonada pela sétima arte como o pai, o ator José Wilker.
Para os amantes de aventura, será engraçado acompanhar as "roubadas" que as jornalistas Mônica Leotte e Martina Rupp vão enfrentar em estradas esburacadas do país. O público vai poder dar dicas para as meninas e sugerir locais de hospedagem e paisagens em vários destinos brasileiros. E, como esporte não pode faltar, às segundas, às 21h30, tem o Loucos por bola. O programa vai além dos gols. Apresentado pela equipe do Rock Bola, da Rádio Oi FM, Smigol, Toni Platão e Maria Chuteira vão falar de maneira inusitada sobre os esportes.
Para o diretor de produção, o professor e engenheiro José Roberto Sanseverino, a TVJB será ágil porque ainda não tem uma grade rígida como as grandes emissoras abertas.
- Não estamos presos a roteiros que não podem ser modificados - explica Sanseverino, que deixou sua marca nas séries Memorial de Maria Moura e Engraçadinha, na Rede Globo.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 130212