PUC-Rio

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 05/05/1996
Autor/Repórter:

SBT AMEAÇA AUDIÊNCIA DA CULTURA

Com a estréia de "Colégio Brasil" e "Antônio Alves, Taxista", o SBT pode roubar pontos de audiência da TV Cultura - emissora que ocupa o terceiro lugar das 18h às 20h30 na Grande São Paulo.

"Colégio Brasil", novela voltada ao público adolescente, entra no ar às 18h30, quando a Cultura exibe o infantil "Cocoricó" - programa sobre o universo rural que atinge atualmente média de 6 pontos (cada ponto equivale a cem mil telespectadores).

Na faixa das 20h, "Antônio Alves, Taxista" concorre com "As Aventuras de Tintim", série que eventualmente consegue superar o SBT. No dia 22 de abril, por exemplo, o desenho baseado na obra do belga Hergé atingiu 10 pontos contra 9 da novela "Sangue do Meu Sangue".

"Não entramos em guerra de audiência com outras emissoras. Como oferecemos programas inteligentes, de conteúdo, o nosso público é cativo", afirma Beth Carmona, 41, diretora de programação da TV Cultura.

Os programas de maior audiência da emissora são os infantis exibidos à noite. Na semana de 22 a 26 de abril, o primeiro colocado foi "Castelo Rá-Tim-Bum" (19h), com média de 9 pontos.

O desenho "As Aventuras de Tintim" conquistou o segundo lugar, com a média de 8 pontos. "X-Tudo", programa com informações culturais para crianças, alcançou a média de 7 pontos das 19h30 às 20h.

"Cocoricó", que estreou no dia 1º de abril, foi o quarto programa mais visto da Cultura, com média de 6 pontos (das 18h30 às 19h). "Nossa pontuação nunca foi tão boa no horário", diz Beth. Três dos quatro programas de maior audiência da emissora são produções da casa. Somente a série "As Aventuras de Tintim" é canadense.

EMISSORA ENGAVETA PROJETOS - Com a crise na TV Cultura, três projetos de programa infantil continuam engavetados. Um deles é o "Fazenda Rá-Tim-Bum", versão rural do "Castelo Rá-Tim-Bum". Outro projeto é o "Reino das Águas", programa sobre educação ambiental. Segundo Beth Carmona, a emissora gostaria de lançar um programa interativo. "Mas faltam parceiros que viabilizem a produção."

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 130531