PUC-Rio

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 20/10/1990
Autor/Repórter: Brenda Fucuta

A MTV COMEÇA SUA CANTADA NO BRASILEIRO JOVEM

Com 30% de produção local e a suculenta programação da MTV mundial, a segunda UHF brasileira de sinal aberto estréia hoje e mira no público de 15 a 34 anos

Hoje às 12 horas, o slogan Te Vejo na MTV, adotado pelo Grupo Abril para promover seu braço eletrônico, ganha forma, cor, movimento e som (principalmente som) para o telespectador que conseguir ultrapassar as barreiras técnicas de sintonia até captar a segunda emissora UHF de sinal aberto do País - a primeira foi a Metropolitana, do ABC. Ao custo de 20 milhões de dólares, a MTV quer se transformar na cara do jovem brasileiro, de 15 a 34 anos, das classes A e B, que goste de música 24 horas por dia, mas se conforme com apenas 14, que é o total de horas de sua programação de estréia.

Depois de adiar sua inauguração por três vezes, a MTV chega à tela com 30% de programação local clipes de artistas nacionais e programas conduzidos por jornalistas e VJs (videojóqueis). Os 70% restantes são ocupados pela produção da MTV mundial, uma rede de emissoras com sede americana, com música dia e noite. A MTV mundial está em 23 países da Europa, nove da América Latina, no Japão, Austrália e Quênia. Em apenas oito anos, a MTV americana tornou-se a quarta TV a cabo do país, com quase 50 milhões de assinantes.

No Brasil, a filial da MTV quer ter alcance nacional em cinco anos. Ao estrear, hoje, terá de se contentar com duas praças: a Grande São Paulo e a Grande Rio de janeiro, dois dos três maiores mercados de consumo do País, onde seu público potencial está estimado em quase 2 milhões de pessoas em São Paulo e mais de 800 mil no Rio. Em São Paulo a MTV poderá ser captada pelo canal 32, no sistema UHF. No Rio, através da TV Corcovado (canal 9, em VHF), com a qual mantem um acordo de afiliação - a Corcovado transmite a programação da MTV, divide seu faturamento com a Abril e produz o noticiário local.

Com uma contagem regressiva festejada por empresários e artistas a partir das 10 horas de hoje, na Fundição Progresso, no Rio, a MTV brasileira estréia com um clipão, onde David Bowie, Robert Plant, Marina, Inxs, Information Society e Titãs saúdam a inauguração da emissora. Nesta abertura de lançamento será a proposta da emissora. A idéia é valorizar o fato de o Brasil estar entrando em um circuito privilegiado, habitado por top tens, humor, comportamento e uma linguagem ágil, que foi experimentada no País pelo TV MIX, da Gazeta, "Vamos poder fornecer padrão internacional para os clips brasileiros'', explica Rogério Gallo, 23 anos, diretor musical da MTV. ''O mercado mundial tem uma expectativa muito grande em relação à música brasileira." Para Gallo, o investimento do Grupo Abril em equipamentos de ponta - uma miniestação ambulante, sistema digital de gravação, e exibição, computadores gráficos - serve para melhorar o padrão dos clipes nacionais e lançar os artistas no Exterior. "Até o Fantástico tem melhorado a qualidade de seus clipes, o que tem tudo a ver com a nossa chegada."

O trunfo da MTV, segundo Rogério Gallo, é a ousadia. "O rádio é muito careta. Nós não vamos repetir a programação dele. Estamos atrás do novo." Gallo promete lançar o rap brasileiro e uma banda de reggae da Baixada Fluminense, o Cidade Negra. Os lançamentos e boa parte da programação da MTV serão conduzidos por meia dúzia de jovens, selecionados entre quase duas mil pessoas. Videojóqueis, Gastão, Cuca, Maria Paula, Daniela, Rodrigo, e Thunderbird comandarão programas como o Video Music - exibição de clipes nacionais e estrangeiros -, Clássicos MTV - clipes consagrados -, Ponto Zero - os lançamentos da semana -, Rockstória - entrevistas com artistas famosos - , Rock Blocks - biografias de músicos - TOP 10 Eua - uma seleção dos melhores clipes americanos -, Lado B -vídeos de vanguarda -, Dance MTV, Fúria Metal - clipes de heavy-metal -, Non Stop - clipes selecionados para gravação - e Yo!, MTV Raps.

Escolhidos depois de uma bateria de testes, os VJs devem incorporar o perfil da emissora. Para isso, contam com a ajuda de um psicanalista e de uma fonoaudióloga. "Queremos fortalecê-los para que assumam a cara da emissora", diz Gallo. O restante da programação vai ser ocupado pelo hilariante Saturday Night Live, o humorístico americano que revelou John Belushi, Steve Martin e Dan Aykroyd, pelo MTV no Ar, comandado pelo Jornalista Zeca Camargo -, pelo Cine MTV, apresentado por Lorena e pelo Buzz, um programa de comportamento. Astrid Fontenelle conduz o Disk MTV, um pacote diário, com dois ou três blocos - Parada Disk MTV, Parede e Invasão. Na Parada, os clipes escolhidos pelo telespectador. No Parede, um artista responde sobre um tema. No Invasão, um visita surpresa à casa de um músico. Astrid ainda apresenta o Back Stage, com os bastidores de um show, e o Vox Pops, que colhe opiniões na rua.

A chegada da MTV encontra um mercado ávido. "A grande vantagem da emissora é estrear um segmento abandonado pela mídia eletrônica", afirma a diretora comercial da emissora, Fátima Ali. Manobrando tabelas de publicidade há alguns meses, Fátima Ali conseguiu vender 2/3 do espaço comercial da emissora.

Além de cinco cotas milionárias de patrocínio, ao custo de mais de US$ 800 mil cada, adquiridas pela Nestlé, Bamerindus, Philips, Alpargatas e Brahma, iogurtes, chocolates, jeans e refrigerantes - essa é a

receita que a MTV encontrou para transmitir sua filosofia. "A política da MTV é não veicular anúncios de cigarro e de bebidas fortes", explica Fátima Ali.

"A gente quer caracterizar a emissora como o local dos jovens", diz a diretora de marketing, Adélia Franceschini. A ação de marketing organizada pela empresa inclui uma gigantesca feira para anunciantes, realizada no mês passado, a distribuição de brindes e de dez mil antenas, além da instalação de outdoors pela cidade com a cara de cantores famosos. O departamento gastou mais US$ 1,5 milhão, mas não conseguiu veicular sua campanha nas emissoras de TV. Até algumas emissoras de FM resistiram à publicidade da MTV - a jovem Pan FM, por exemplo. Mesmo assim, o coordenador artístico da jovem Pan, Vinicios Savoy, garante que a emissora não é concorrente direta da FM. "A MTV vem somar com o rádio. O mercado vai ficar mais ágil com a entrada dela.''

EMISSORA PEGA CARONA COM A CONCORRENTE

Na festa que está preparando para seu lançamento, a MTV vai precisar engolir um penetra. Sua quase homônima TVm (TV Música), que funciona por assinatura desde janeiro, colocará no ar este final de semana programação semelhante, através do sinal aberto, que pode ser captado pelo sistema UHF. A TVm opera com o sistema SHF (de sinal fechado), exibindo clipes produzidos por diversas gravadoras. Tecnicamente, o sistema SHF não pode abrir seu sinal. Mas, como a TVm integra o grupo Supercanal, que possui outros três canais por assinatura, todos em UHF, parte de sua programação será transferida para um deles, o Canal +, hoje e amanhã. Por lei, o canal UHF por assinatura está autorizado a abrir seu sinal para ação de marketing durante oito horas por dia.

No Canal + (que retransmite a programação da ESPN, emissora americana especializada em esportes), a TVm pretende estar falando com o mesmo público da MTV - jovens da classe AB, interessados em música. A estratégia, segundo o presidente do Supercanal, André Dreyfuss, foi concebida exclusivamente para dar boas-vindas à nova emissora. ''Faz muito tempo que estamos sozinhos no mercado e, agora que a MTV vai entrar, queremos dar um empurrãozinho", explica Dreyfuss. O empurrãozinho inclui também a instalação, de outdoors do Supercanal ao lado dos painéis da, MTV. "A chegada da MTV nos ajuda a esclarecer o conceito UHF para o público", afirma. Para Dreyfuss, à abertura do sinal no dia da estréia da MTV serve para veicular mensagens solidárias à concorrente.

''Ele está jogando dinheiro fora'', diz Roger Karman, vice-presidente corporativo, da Abril e diretor-geral da MTV. Karman garante que o Supercanal não tem mais o direito de usar a marca TVm, depois que foi notificado judicialmente de que deveria cumprir o acordo firmado entre as duas empresas que impede o uso do nome. "O Sr. André Dreyfuss está criando confusão, o que é sua especialidade. Essa é uma malandragem pequena dele,"

O Supercanal é pioneiro no sistema de TV por assinatura no País - foi inaugurado em março de 89 e alcança a Grande São Paulo e o Rio de janeiro. Com 30 mil assinantes, transmite as programações da RAI, CNN e ESPN. A partir de segunda a programação musical do TVm volta ao sistema SHF, exclusivo para os assinantes do Supercanal. Até lá o Canal + estará exibindo flashes e inserções dos videoclipes apresentados na TVm. São clipes de artistas nacionais e estrangeiros adquiridos através das gravadoras CBS, Warner, BMG Ariola, EMI Odeon, Stiletto e Polygram. O procedimento para captar o Canal + (UHF) neste final de semana é o mesmo utilizado para sintonizar a MTV.

COMO SINTONIZAR UMA TV UHF

Nas grandes cidades brasileiras o sistema adotado para captar os sinais da TV é o VHF, para o qual estão preparados os televisores que transmitem os canais 2 ao 13. Em São Paulo e Rio, por exemplo, emissoras como a Globo, Manchete e SBT, enviam seus sinais pelo sistema VHF (do inglês Very Hight Frequency). No litoral, o sistema utilizado é o UHF, o mesmo da MTV e de várias outras emissoras (Jovem Pan, de jornalismo, Luqui, de esportes) que devem estrear no ano que vem. A concessão de canais pelo sistema UHF (do inglês Ultra High Frequency) dividiu as emissoras em TV por assinaturas ou de sinal aberto - que pode ser captada gratuitamente por qualquer um, desde que o aparelho de TV esteja preparado para receber o sinal. O sistema UHF ocupa do canal 14 até o 83. O Canal + funciona através da assinatura. A MTV, por sinal aberto. Existe ainda um outro sistema, o SHF. Este é um sistema fechado, que so pode funcionar através de assinatura.

Para sintonizar uma emissora UHF, de sinal aberto, é precisa obedecer as seguintes etapas:

a) Adquirir uma antena modelo loop ou arco-de-anjo, à venda em grandes magazines. Ou antena externa própria para UHF. Quem tem antena parabólica capta o sinal em qualquer ponto do país.

b) se o aparelho de TV tem receptor UHF, é preciso parafusar a antena interna no ponto de entrada UHF do aparelho. Se o televisor está sintonizado nos canais UHF, basta apertar a tecla relativa ao canal sintonizador (no caso da MTV, teclas 3 e 2). Se não, colocar a chave UHF/VHF na freqüência UHF. E, então, captar a imagem através do botão sintonia e colocar na memória qualquer canal disponível. A sintonia pode ser conseguida também pelo videocassete.

c) Se o televisor é VHF, é preciso adaptar um conversor de UHF acoplado à antena interna e ao televisor. Depois, ligar o televisor no canal 3, girar o sintonizador do conversor até encontrar a imagem da emissora desejada. Com um videocassete, o aparelho VHF não precisa de conversor. Basta parafusar a antena interna no ponto de entrada da antena UHF do vídeo. Depois, acionar a chave de sintonia da posição TV e mudar a chave de sintonia do vídeo para os canais 14 a 83. E girar o sintonizador até encontram a imagem.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 13689