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PUC-Rio
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Jornal/Revista: Jornal do Brasil Data de Publicação: 03/04/1991 Autor/Repórter: Eva Spitz
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A LUTA ENTRE DEUS E O DIABO NA MTV
Deus e o diabo disputam a TV Corcovado. A MTV com uma campanha irreverente, e os pastores evangélicos com uma resposta a ela, vão à mídia para delimitar fronteiras e garantir mais pontos no Ibope. O Rio de Janeiro fica :entre a cruz e a caldeirinha. É que a emissora de propriedade de Guilherme Stoliar, sobrinho de Sílvio Santos, ocupada pela manhã por produções independentes - boa parte delas assinadas pela comunidade evangélica do Rio de Janeiro -, e à tarde e à noite pela MTV foi sacudida pela campanha que a DPZ engendrou, contratada pela TV Abril (responsável pela sua implantação no Brasil).
Outdoors espalhados desde a semana passada em pontos estratégicos do Rio - entre outros, o muro do clube Fluminense, na rua Pinheiro Machado, ou no final da Praia de Botafogo - mostram um jovem, aparente do pescoço até a cintura, vestindo uma camisa da MTV, de braços abertos, como o Cristo Redentor, com o texto impresso: "Após o meio-dia a MTV fica como o diabo gosta." No domingo, uma réplica a esses dizeres figurava no JORNAL DO BRASIL. Sobre uma tarja preta, estava escrito: "Um dia, o Canal 9 estará como Jesus Cristo gosta." Assinado: Comunidade Evangélica do Rio de Janeiro.
A rigor, a idéia da campanha da MTV, apoiada pela direção da TV Corcovado, encontrou respaldo até no pastor Silas Malafaia, responsável por 80% da programação evangélica da emissora. "Eles não estão errados quando dizem que depois do meio-dia o canal fica como o diabo gosta. Tudo que eles mostram naqueles clipes é a sociedade arrebentada, gente drogada e decadente." E acrescenta: "Parto do princípio de que cada faz o que acha melhor." Mesmo a Comunidade Evangélica de Botafogo, dirigida pelo Pastor Fernando França, a autora da contra-campanha, não deseja entrar em conflito com a MTV. "Nós achamos a expressão 'como o diabo gosta' muito forte. Procuramos responder de uma maneira bem humorada que o diabo é um derrotado, que leva as pessoas à destruição. Quem está por cima de tudo é Deus", disse ele.
A gerente de marketing da TV Abril, Míriam Chaves, 37 anos, afirma que não houve nunca a menor intenção de polemizar com Cristo. "A idéia é passar para o público que existe duas emissoras que ocupam o mesmo canal. A nossa intenção é diminuir a confusão que isso gera." De fato, uma preenche o espaço das 7h15 até 11h30 e a outra, a MTV, segue a partir do meio-dia até três horas da madrugada. Para a campanha da MTV, só no Rio, foi feito investimento da ordem de US$ 100.000 (Cr$ 27 milhões) nos out doors, anúncios de jornal e revista. Míriam conta que a campanha foi lançada agora para aproveitar os resultados da pesquisa que a TV Abril encomendou ao Ibope e que revelaram índices animadores de audiência. Quando a MTV foi implantada esperava-se apenas 1% de audiência no Rio. E já se ultrapassou 3% em seis meses de vida junto a seu público alvo, de 15 a 25 anos, afirma.
"A gente usou o símbolo máximo do Rio que é o Corcovado só para dizer que a gente esta ai", garante. Em São Paulo, o bebê de seis meses terá tratamento diferente na campanha que será lançada, semana que vem, e que ainda está sendo mantida em segredo. Míriam conta que lá, a campanha vai ser voltada para a educação do público. "Em São Paulo, a MTV só pode ser implantada pelo sistema UHF, que precisa de antena para que o canal seja sintonizado e tem muita gente que não sabe disso", diz. O espaço para o sistema VHF de transmissão, usado no Rio, já está todo tomado pelas emissoras paulistas.
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Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 14948