![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Dia Data de Publicação: 09/06/1991 Autor/Repórter: Tereza Clark
![]()
O QUE OS DRAMAS MEXICANOS TÊM?
As duas inocentes novelas mexicanas capazes de roubar audiência da TV Globo devem ter lá seus encantos. Pelo menos para a garotada, que se revela o público mais fiel de Carrossel e Rosa Selvagem, as tramas que a TVS exibe a partir das 20h. A história da professora dedicada a seus alunos, crianças que apresentam toda sorte de problemas, viraram o assunto do dia em várias escolas cariocas, como o Colégio Madre Guel, no Méier. "Todos os alunos de minha filha estão vendo Carrossel. E eu também", atesta Lourdes Alvarenga Noronha, 67 anos, dona-de-casa.
Quem já assistiu pelo menos uma vez à novela vai entender a preferência da garotada. ''É uma história infantil. A gente acompanha a vida de cada aluno da escola. As vezes fica triste, mas quase sempre é engraçada", diz Tiago Severo, 10 anos, 41 série. Com seu irmão Pedro, 12 anos, não perde um capítulo. Da mesma forma que Tatiana Tabak, 8 anos, 21 série. Ela curte ver a professora ajudando as crianças. "Gosto de novela'' - diz -,''mas não de O Dono do Mundo. É muito de adulto", avalia, contando que seu irmão Flávio, 7 anos, também acompanha Carrossel.
Ary de Aguiar Freire Júnior, 13 anos, 68 série, revela que adora a novela. "Toca meus sentimentos", conta. Só lamenta o horário, pois às vezes os pais reclamam porque querem ver o Jornal Nacional. "Podia ser mais cedo'', argumenta. Ary também vê Rosa Selvagem, mas. não com a fidelidade comum ao telespectador. Aliás, a maior parte do público infantil que vê Rosa Selvagem, só o faz por preguiça de girar o seletor de canais. Diferente de Liza Franco Reis dos Santos, 9 anos, 3ª série: "Eu descobri Carrossel vendo um anúncio enquanto mudava de canal. Me interessei e hoje é a novela que mais gosto porque tem coisas de crianças. Quando acaba, passo para O Dono do Mundo, que não é tão boa. Mas vejo assim mesmo."
Isabela Santacruz Lima, 13 anos, 71 série, também vê Carrossel (''uma história bonita, que emociona") e depois O Dono do Mundo. Mas seu irmão caçula, Diogo, pensa de outra forma: ''Não gosto de novela, só Carrossel''. Nenhuma produção da Globo encanta o menino de 6 anos. Como também não seduz Lourdes Alvarenga Noronha. Do alto dos seus 67 anos, ela desistiu da emissora toda poderosa e explica: "As novelas começam bem, mas quando chegam no meio, os capítulos começam a ser esticados e é só enrolação. A gente sente que está perdendo tempo."
OS NÚMEROS - A audiência das novelas do SBT, principalmente a de Carrossel, que vai ao ar das 20h às 21h (Rosa Selvagem começa em seguida e dura apenas 25 minutos) está assustando não apenas a TV Globo, mas também a Manchete e a Bandeirantes. Todo dia os números do Ibope em São Paulo, onde o sistema é por computador, registram aumento na audiência. Na última terça-feira, das 20h às 21h30, o SBT obteve a média de 16 pontos, num horário que antes oscilava entre 3 e 4. A Globo, em contrapartida, ficou nos 43 onde antes reinava com mais de 50%. A média das duas emissoras, desde a estréia das novelas mexicanas, em 20 de maio, até o último dia 4 (dados disponíveis até a data de fechamento desta edição) foi a seguinte: TV Globo das 20h às 21h30: 41 pontos; SBT, no mesmo horário: 12 pontos. Um feito inédito na história da rede do homem do Baú.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 15555