![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 30/06/2009 Autor/Repórter: Simone Mousse
![]()
DUPLA DE NOVATAS ASSINA 'PELO AVESSO'
Próxima novela das 18 horas terá supervisão de João Emanuel Carneiro
A dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, que assina “Pelo avesso”, próxima novela das 18h da TV Globo, perdeu as contas de quantas vezes ouviu a pergunta “Mas vocês têm certeza?” de João Emanuel Carneiro. O autor da festejada “A favorita”, supervisor de texto da trama, tem por hábito questionar os caminhos que as novatas escolhem para os personagens do folhetim, mas também diz estar aprendendo com as autoras:
— Eu costumava ser muito concentrador e vejo como pode ser menos solitário agora. Eu me senti sozinho em todas as minhas novelas. É bom dividir o peso, a responsabilidade.
João Emanuel estará por perto até o capítulo 18, quando então Duca e Thelma seguirão sozinhas, com a ajuda de sua equipe de colaboradores.
As duas, claro, acatam muito os conselhos do colega mais experiente. Mas também rebelam e batem o pé.
— Ele é meio advogado do diabo. Chega e pergunta: “Mas e esse personagem? Como ele é? Por que ele faz isso aqui?”. E a gente tem que defender nosso ponto de vista — diz Thelma.
Duca e Thelma se conheceram quando assinaram juntas, sob a supervisão de Walcyr Carrasco, o remake de “O profeta”. Ficaram amigas e, agora, apresentaram cinco sinopses para a TV Globo — uma delas a de “Pelo avesso”. João Emanuel conta como conheceu as autoras de “Pelo avesso”:
— Eu não conhecia Duca e Thelma, e a TV Globo me pediu que lesse sinopses de vários autores para escolher uma. Li umas 20 e gostei da delas pelas três primeiras linhas. Eu me atraí muito pelo projeto, tem um desafio com esse protagonista a princípio antipático, dúbio, que vira o jogo e faz a gente se apaixonar por ele — diz o autor.
Em “Pelo avesso”, Gustavo (Marcos Palmeira) será um rico empresário do ramo de perfumes e, aparentemente, sem sentimentos. Autoritário, carrasco e insuportável são alguns adjetivos usados pelas autoras para descrevê-lo. Casado com a vilã Verônica (Paola Oliveira), ele acabará se apaixonando pela faxineira de sua empresa, Rose (Camila Pitanga).
— A gente teve essa ideia de fazer uma história de um cara que é muito humilhado na infância, acaba ficando rico e perde todos os seus valores humanos. A novela é a trajetória desse cara, que se tornou materialista e frio. Com a brincadeira de um amigo, Gustavo vai perder tudo e ser obrigado a rever seus valores e reaprender a viver — conta Duca.
Thelma emenda:
— O tal amigo o levará para o meio do deserto, onde Gustavo ficará sem dinheiro ou documentos. A intenção era fazer ele repensar a vida mesmo. Mas a vilã aproveitará a oportunidade para mandar matá-lo. E realmente ele cairá de um despenhadeiro, e todo mundo pensará que está morto, mas na verdade estará vivo. E quem o ajudará será Rose.
A personagem de Camila Pitanga, que desde o primeiro momento foi o nome escolhido pelas autoras, terá quatro filhos: Glória, Tarcísio, Regina e Francisco, em homenagem ao seu hobby favorito: assistir a novelas.
Elenco gravará cenas na América do Sul - As gravações de “Pelo avesso”, sob a direção do núcleo de Ricardo Waddington, começam em julho, e a equipe deve ir para algum país da América do Sul fazer as primeiras cenas. Também estão no elenco Heloísa Pérrisé — estreando em novelas —, Marcello Novaes, Carmo Dalla Vecchia, Pedro Paulo Rangel, Yoná Magalhães, entre outros.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 155731