![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 19/08/2009 Autor/Repórter: Daniel Castro
![]()
GLOBO ESTICA "PARAÍSO" PARA SALVAR ESTREIA DA SUCESSORA
A Globo decidiu prolongar em uma semana a duração de sua atual novela das seis, "Paraíso", que recuperou a audiência do horário. A novela rural tinha seu último capítulo marcado para 25 de setembro. Será agora em 2 de outubro.
Mais do que aproveitar o bom momento de "Paraíso", a Globo quer evitar que a substituta, "Cama de Gato", tenha um lançamento prejudicado.
É que a próxima novela das oito, "Viver a Vida", estreia em 14 de setembro (inicialmente, seria no feriado da Independência). Se "Cama de Gato" entrasse no ar no dia 28, teria apenas duas semanas de chamadas. Além disso, um eventual tropeço de "Viver a Vida" poderia provocar uma avalanche de chamadas da nova novela das oito, o que ofuscaria o lançamento da nova das seis.
Consultada anteontem, Edmara Barbosa, responsável pela adaptação de "Paraíso" (o texto original é do pai dela, Benedito Ruy Barbosa), concordou. "Estou fazendo um esforço para conseguir mais uma semana. Estou revendo os capítulos", disse ontem.
"Paraíso" reverteu a curva descendente das novelas das seis da Globo. Desde 2005, as produções só caíram no Ibope, uma mais do que a outra. Sua antecessora, "Negócio da China", amargou média de 20 pontos na Grande São Paulo, a pior da história, quase a metade que "Alma Gêmea" (2005): 39.
Na Grande SP, "Paraíso" tem até agora média de 25 pontos. Mas seu desempenho é melhor em outras capitais. Em Florianópolis, Salvador e Recife, a média acumulada é de 38 pontos. Na média nacional, tem 29.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 157318