PUC-Rio

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 10/01/2010
Autor/Repórter: Paulo Ricardo Moreira

ELE AGORA É O REI DO TITÃ

Antônio Fagundes vive empreiteiro que constrói edifício tecnológico em 'Tempos modernos'

Antônio Fagundes já foi o Dono do mundo, o Rei do gado, a senhor da favela (em Duas caras). Agora, ele vai adicionar à sua extensa coleção de protagonistas um título inédito e adequado aos tempos modernos: o de "rei da tecnologia". A designação dada pelo próprio ator ao seu novo personagem é boa, mas cabia melhor um "rei do Titã". E que em Tempos modernos, nova novela das sete que estreia amanhã, na Globo, ele interpreta Leal Cordeiro, um empreiteiro que subiu na vida e construiu um império. E sua maior conquista é o Titã, um edifício inteligente" comandado por um computador irônico e temperamental, o Frank, que interage com Leal o tempo todo e controla, por meio de diversas câmeras, a vida dos moradores e funcionários do arranha-céu, situado no centro de São Paulo.

-- A questão da humanidade fez com que esse personagem fosse um pouco diferente dos outros - diz o ator, que vê no perfil popular a única semelhança entre Leal e o líder comunitário Juvenal Antena, de Duas caras. - Apesar de ter construído um império, Leal veio de baixo e mantém os pés nas raízes, tem valores éticos e familiares rígidos.

A história gira em torno da sucessão do empresário. As vésperas de inaugurar seu novo empreendimento, o Titã 2, projetado para ser o maior e mais moderno edifício da América Latina, Leal resolve se aposentar e precisa escolher entre as três filhas -Regeane (Vivianne Pasmanter), Goretti (Regiane Alves) e Nelinha (Fernanda Vasconcellos) - aquela que o substituirá no comando dos negócios. O problema é que nenhuma delas leva o menor jeito para a coisa.

- A relação dele com as filhas é engraçada. É uma história leve, divertida, mas tem um lado de Rei Lear - diz Fagundes, referindo-se ao clássico de Shakespeare, em que o rei da Bretanha decide dividir seu reino entre as três filhas.

Na trama, o autor, Bosco Brasil, pretende explorar as mais diversas formas de amar: entre pai e filha, irmãos, homem e mulher, amigos. Mas a grande brincadeira da novela é a existência do computador, que vigia os movimentos de todos. Ao discutir a interação entre homem e máquina, o novelista quer mostrar que não podemos nos tomar reféns da tecnologia, mesmo quando ela é usada em nome de nossa segurança.

-Minha ideia inicial é abordar a questão da vigilância privada - não é como os câmeras do BBB, onde as pessoas que assistem são voyeurs. Para ter segurança hoje, você acaba virando um prisioneiro. As pessoas estão gastando mais com segurança privada do que com segurança publica. Mas o público vai ver isso sendo abordado de forma bem-humorada - diz o autor.

Frank, um computador rebelde inspirado em Hal 9000, a máquina do filme 2001 -Uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick, tem grandes discussões com Leal. A intenção do autor é humanizar esse monstrengo tecnológico.

- Na novela, os computadores até se apaixonam. Logo na segunda semana, Frank diz que quer tirar férias, e prega peças o tempo inteiro - conta Bosco, assumindo que o computador é um recurso interessante para atrair o público infantil. - Gosto de crianças. E os personagens são meio crianções.

Embora a novela tenha um tom dramático, o autor diz Sue tenta transformar a tragédia em comédia:

- Quero fazer da disputa por um reino, o império de Leal, uma coisa engraçada.

DA MOCINHA QUE DEFENDE A BANDEIRA ECOLÓGICA À VILÃ ESPECIALISTA EM ''TEMPOS MODERNOS''

. NELINHA (FERNANDA VASCONCELLOS): É a caçula de Leal. Astrónoma, tem forte personalidade e bate de frente com o pai. É contra o Titã 2 por razões ecológicas.

. GORETTI CORDEIRO (REGIA ALVES): Filha do meio de Leal. Perua dos pés à cabeça, sonha entrar para a alta sociedade. É casada com Bodanski (Otávio Müller), autor de autoajuda.

. DEODORA (GRAZI MASSAFERA): Especialista em artes marciais, chefia os seguranças do Titã. É cúmplice e amante do vilão Albano (Guilherme Weber).

. REGEANE (VIVIANNE PASMANTER): Primogênita de Leal, é consumista e apoia Titã 2. Tem uma relação de amor e de ódio com Portinho (Felipe Camargo).

. ZECA (THIAGO RODRIGUES): Ex-fuzileiro e engenheiro do Titã, vira segurança particular de Nelinha, e se apaixona por ela. É filho de Hélia (Eliane Giardini), namorada de Leal.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 161669