![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Globo Data de Publicação: 17/01/2010 Autor/Repórter: Tatiana Contreiras
![]()
UMA FAMÍLIA EM CENA
Raquel Fuina, Land Vieira, Gustavo Maya e Julyana Garcia, os filhos de Camila Pitanga em ‘Cama de gato’, viram unha e carne além da ficção
Glória e Tarcísio, Francisco e Regina. Seriam nomes comuns, se não precedessem os sobrenomes Menezes, Meira, Cuoco e Duarte. E é por causa deles que Duca Rachid e Thelma Guedes, autoras de “Cama de gato”, batizaram assim os personagens de Raquel Fuina, Land Vieira, Gustavo Maya e Julyana Garcia na trama das 18h. A homenagem aos atores, respeitados veteranos da TV, acabou rendendo ao jovem quarteto da novela a simpatia do público — e uma relação parecida com a de irmãos de verdade, dentro e fora dos estúdios de gravação. Tem bronca e puxão de orelha, claro. Mas também muito carinho.
— Um pentelha o outro, um chateia o outro... É clima de família mesmo — diz Raquel Fuina, que vive Glória, a filha mais velha de Rose (Camila Pitanga) que sonha em ser modelo e que se tornou alvo de Roberto (Dudu Azevedo). — Virei mesmo a irmã mais velha.
E, como primogênita, Raquel logo entrega: Gustavo e Julyana, os dois caçulas da “família” (ele tem 11 anos, ela tem 7) são os mais implicantes.
— Julyana e Gustavo vivem feito gato e rato. Nós estamos sempre separando os dois. Eles se amam e se odeiam! — diverte-se a atriz.
Gustavo confirma a história. Mas tem sua justificativa, claro. E um irmão mais velho preferido.
— Primeiro eu me dei muito bem com Land. Ele é um menino, só tem tamanho, sabe? A gente conversa sobre jogos, desenhos, sobre tudo! Depois, eu me dei bem com a Raquel, e depois com a Julyana. Ela é menor que eu, então às vezes a gente discute... — diz o menino, que mora na Ilha do Governador.
Falante, Julyana diz que ainda estranha o assédio das outras crianças no colégio. E afirma que antes era “uma criança normal”, e que hoje “as pessoas gostam de você pelo que você tem, e não pelo que você é”. Mas nada que tire o humor da mocinha, moradora de Duque de Caxias, na Baixada.
— Raquel, Land e Gustavo são hiperlegais, brincam comigo... Quando eu estou numa cena difícil, eles dizem quando eu tenho que baixar o astral ou me soltar — conta Julyana, a Juju, como é chamada pela “mãe” Camila. — Ela me dá bronca quando precisa, sabe? Eu sou muito agitada. Mas ela é boazinha.
Na trama das 18h, Tarcísio, personagem de Land Vieira, fez a cirurgia que corrigirá sua deficiência auditiva e deverá se dedicar à música. Fora da ficção, ele tem outro hobby: videogame.
— Sou crianção, fico horas jogando com os meus primos. E acho que isso ajudou porque assumi o papel de irmão mais velho do Gustavo e da Julyana — revela Land (na certidão de nascimento, Heslander).
TEXTO GRÁTIS
O QUE DIZ A ‘MÃE’ SOBRE SEUS QUATRO ‘FILHOS’ - Fora de “Cama de gato”, Camila Pitanga é mãe da pequena Antônia. Veja o que atriz fala sobre seus filhos da ficção.
Julyana: “Ela é a pimenta da turma. Muito criativa, adora improvisação. Juju não para quieta, é muito vaidosa e ama outras crianças”.
Gustavo: “É o mais concentrado, mas também uma pimentinha disfarçada. Seu parceiro de criatividade é o Rafael Miguel, ator que interpreta o Juca, filho de Taís (Heloísa Périssé) e Bené (Marcello Novaes)”.
Land: “O carisma em pessoa. Extremamente educado, surpreendeu a todos nesse primeiro trabalho. Ele também me ajuda muito com as crianças”.
Raquel: “Linda, bom astral e sempre dedicada. Não há uma cena em que ela passe batida”.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 161927