![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 06/12/1991 Autor/Repórter: Sônia Apolinário
![]()
NOVA REDE DE TV PODE DECOLAR EM FEVEREIRO
Martinez, dono da TV Paraná, compra a TV Corcovado do Rio e fecha um acordo com a Gazeta de São Paulo
Uma quinta rede nacional de televisão em VHF poderá entrar em ação no dia 15 de fevereiro próximo. Trata-se da Rede OM Brasil, com sede em Curitiba, capital do Paraná. Será capitaneada por emissoras do político e empresário José Carlos Martinez, derrotado na eleição do ano passado para governador daquele Estado, quando teve o apoio do presidente Fernando Collor.
A rede nasce com alcance apenas para três Estados (Paraná, Rio e São Paulo). Terá as quatro emissoras de Martinez no Paraná (em Curitiba, Maringá, Londrina e Cascavel), a TV Corcovado, no Rio (que atualmente transmite a programação da MTV - editora Abril), e a TV Gazeta (da Fundação Cásper Líbero) em S. Paulo.
Esta integrará a rede apenas como repetidora de sinais, sem pertencer ao grupo empresarial do Paraná. Já a emissora carioca foi comprada por Martinez, em maio passado, por US$ 15 milhões. A TV Corcovado pertencia a Guilherme Stoliar - da família do empresário Sílvio Santos e diretor do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) - e retransmitia no Rio a programação da MTV.
Quem está organizando a nova rede de TV é Guga de Oliveira, irmão de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, vice-presidente de operações da Rede Globo. Guga era um dos diretores da TV Record.
A cabeça da nova rede é a TV Paraná, em Curitiba, com sede no bairro de Pilarzinho, zona norte da capital paranaense. A emissora, até junho, transmitia a programação da Rede Bandeirantes. Atualmente, transmite a programação da Record.
"Somos uma emissora popular. Nosso público é o das classes C e D. A rede vai manter essa linha", diz Fernando Bond, assessor da direção da OM Brasil.
Ele afirma que, na primeira fase de funcionamento da nova rede, a emissora pretende dar prioridade ao jornalismo. Em seguida passará a investir em shows, humorísticos e entrevistas, "no estilo de Hebe Camargo", segundo Bond.
Ele diz que a TV Gazeta de São Paulo continuará a produzir e exibir sua programação das 6h às 18h, com alcance regional. Daí até as 24h entrarão os programas da rede, nacional. A tendência é deixar de exibir a programação da Record. Hoje na TV Paraná, os programas da Record ficam no ar das 19h às 24h.
A TV Paraná disputa o terceiro lugar em audiência no Estado. A líder de audiência é a TV Paranaense (Rede Globo). Em segundo lugar está a TV Iguaçu (SBT).
Mas um programa da TV Paraná é, há dez anos, o líder de audiência do horário das 12h45 às 14h. O policial "Cadeia" tem média de 15 pontos em Curitiba e bate o "Jornal Hoje", da Globo.
"Cadeia" é apresentado pelo deputado estadual Luís Carlos Alborghetti, do mesmo partido de Martinez e de Collor (o PRN). O programa costuma defender a pena de morte e tem sido usado como plataforma política. No ano passado um repórter também se elegeu deputado (federal, pelo
PRN) Carlos Ratinho Massa.
O assessor Bond, é comentarista do "Jornal da Record". Costuma fazer duras críticas ao governo estadual
MARTINEZ FOI CANDIDATO PELO PRN
O dono da OM Brasil, José Carlos Martinez, 43, foi candidato derrotado ao governo do Paraná pelo PRN nas últimas eleições. Começou na política em 78, como deputado federal pela extinta Arena. Na época, já era dono da TV Paraná.
Em 85, votou em Paulo Maluf, que perdeu a eleição de presidente para Tancredo Neves, no Colégio Eleitoral. De 86 a 90 foi deputado federal pelo PMDB. Em 90 aderiu ao PRN e recebeu apoio do presidente Collor para sua campanha. Perdeu no segundo turno para Roberto Requião, eleito pelo PMDB e recém expulso do partido
Na presidência do general João Baptista Figueiredo (1979-85) obteve as concessões das emissoras de Cascavel e Londrina. Do presidente José Sarney (85~90) ganhou a concessão da TV de Maringá.
Também é dono de três emissoras de rádio no PR.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 17388