PUC-Rio

Jornal/Revista: Meio & Mensagem
Data de Publicação: 09/03/1992
Autor/Repórter: Nara Damante

REDE OM BRASIL PASSA A TRANSMITIR EM NÍVEL NACIONAL A PARTIR DESTA SEMANA

Nova emissora quer encostar nas líderes com programação variada

A Rede OM Brasil entra no ar com uma programação experimental nesta segunda-feira. A nova emissora de televisão, dos empresários Flávio e José Carlos Martinez (ex-deputado federal que também disputou as eleições do governo do Paraná como candidato do PRN), transmitirá sinais diretamente de Curitiba (PR) e tem sua estréia oficial marcada para a segunda quinzena de março, provavelmente no dia 16.

Os Martinez possuem quatro emissoras no Paraná, situadas em Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina. Com a OM (Organizações Martinez), atuarão também a TV Corcovado (adquirida recentemente pelo grupo), a TV Gazeta de São Paulo (através de um acordo operacional) e cerca de mais 20 emissoras em todo o Brasil.

Para dirigir a rede de televisão - a primeira fora do eixo Rio-São Paulo - foram contratados Carlos Augusto de Oliveira, o Guga, para a direção de produção e programação, e Dante Mattiussi para a direção de jornalismo. Flávio Martinez atuará na superintendência geral.

Segundo Guga Oliveira, as emissoras entram em rede das 18 às 24 horas. Durante o dia, as afiliadas transmitirão uma programação semelhante à da TV Gazeta, com programas femininos idênticos ao Mulheres em Desfile, desenhos e jornais locais.

A OM Brasil terá novelas importadas, filmes, esportes e jornalismo. "E uma emissora para todas as faixas de público. Nossa meta é alcançar o terceiro lugar na audiência em três ou quatro meses", afirma Guga.

Programação - Diariamente, às 18 horas, entra no ar a novela infanto-juvenil argentina Arvore Azul, cuja música-tema, composta pelos brasileiros Michael Sullivan e Paulo Massadas, é cantada pela apresentadora Xuxa. Logo após, é a vez de Manuela, do escritor brasileiro Manoel Carlos, uma produção ítalo-americana gravada em vários países. "Apostamos nessa novela que está sendo exibida agora nos Estados Unidos e na Europa, alcançando uma audiência que supera a das teledramaturgias da Globo no Brasil", diz Guga.

No horário das 20 horas, a rede transmite o Fala Brasil, uma revista informativa com correspondentes nacionais e internacionais. A terceira novela da OM Brasil será Irmãos Coragem, de Janete Clair, regravada em cores com outro elenco, numa co-produção da Argentina e dos Estados Unidos.

Na linha de shows, haverá uma programação semanal que incluirá o musical jovem Blue Jeans (a ser gravado no Teatro Gazeta), Terça Ação (filmes), Behind the Reality (filmes sobre casos paranormais), Ser tão Brasileiro (informativo rural apresentado pela atriz Tamara Taxman), Sexta Forte (filmes ousados), Coçando o Sábado (apresentado por Leonor Correia) e Mesa Redonda (debate esportivo). A OM Brasil adquiriu também um pacote com 100 filmes inéditos.

Produções independentes - Guga revela que o investimento da emissora em programação é da ordem de US$ 10 milhões e que está prevista a produção de novelas brasileiras em Curitiba, de onde ele estará comandando a área artística da emissora. Para a implantação da rede, ele acredita que o montante tenha chegado a US$ 20 milhões. A expectativa é de recuperar esse capital em até cinco anos. Ele cita a compra de equipamentos japoneses de última geração, que custaram US$ 5 milhões aos cofres da emissora, como uma maneira de colocar a rede numa posição competitiva com a Globo e o SBT, que lideram a audiência.

Haverá espaço também para as produções independentes. Imprensa na TV, da Feeling Editorial, que era transmitido pela Record, passa a fazer parte da programação da emissora na quarta-feira, às 23 horas. O comentarista esportivo Galvão Bueno, através de sua produtora PGB, também fechou contrato com a Rede OM Brasil e exibirá Os Reis do Ringue (luta livre) aos sábados e um programa de esportes aos domingos, das 18 às 20 horas, concorrendo com o Show do Esporte, da TV Bandeirantes.

As emissoras ligadas à Rede OM Brasil comercializarão anúncios localmente, sendo que a expectativa é que São Paulo seja responsável por metade do faturamento previsto em publicidade. Celso de Castro, diretor comercial da Rede OM Brasil em São Paulo, fala num retorno de US$ 5 milhões como meta nacional da emissora. A rede não terá anunciantes-fundadores, esquema adotado para a implantação da MTV no Brasil.

"Aguardamos a estréia da rede para mostrar ao mercado que a emissora tem características populares, mas é feita com qualidade", acrescenta Castro. Ademar Monteiro, superintendente comercial da Rede OM Brasil, afirma que os anunciantes estão receptivos à nova rede, mas que nenhum contrato havia sido fechado até sexta-feira. Nessa mesma data, a OM Brasil transmitiu com exclusividade o jogo de futebol entre Criciúma e São Paulo pela Taça Libertadores da América. Os direitos de transmissão foram adquiridos por US$ 600 mil, segundo Guga de Oliveira.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 18121