![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo Data de Publicação: 20/06/2012 Autor/Repórter: Cristina Padiglione
![]()
GLOBO PROMOVE 'MERCHANDISING' DE TV MÓVEL EM SUAS NOVELAS
Já reparou que personagem de novela raramente vê TV? Apesar disso, a Globo viu na atual expansão da venda de aparelhos aptos a receber o sinal da TV aberta uma oportunidade para garantir a fatia do bolo que lhe cabe. Por iniciativa da emissora, personagens de novela agora não só veem TV, como acessam seu programa pelo tablet ou outra tela móvel. Só na semana passada, três cenas do gênero foram ao ar, uma em Cheias de Charme e outras duas em Avenida Brasil, com Muricy/Eliane Giardini e Leleco/Marcos Caruso.
O Estado procurou os autores João Emanuel Carneiro, Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, além de profissionais da Central Globo de Comunicação (CGCom), a fim de saber se as ações eram propositais ou só coincidência.
A resposta veio da CGCom, que admite se tratar de um incentivo da Globo: "A iniciativa reflete os novos hábitos de consumo de televisão, aos quais a Globo está atenta, seja levando seus conteúdos para todas as plataformas, seja mostrando como eles vão sendo consumidos de forma cada vez mais dinâmica pelos telespectadores. Todas essas novas plataformas são objeto de estudo pela emissora, que está de olho em tudo que enriquece a experiência de assistir à TV." E emenda: "É uma demostração das possibilidades proporcionadas pelo sistema de transmissão digital no Brasil. Uma delas é o sinal digital móvel que permite assistir ao sinal da TV aberta em aparelhos móveis". A projeção da indústria é fechar este primeiro semestre com 6 milhões de aparelhos (celular, GPS, PCs, tablets e miniTvs) aptos a receber o sinal da TV digital no País.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 184941