PUC-Rio

Jornal/Revista: O Estado de S. Paulo
Data de Publicação: 08/07/2012
Autor/Repórter: Alline Dauroiz

COCORICÓ AO VIVO

Atração compete com Fátima Bernardes e desenhos do SBT

Fátima Bernardes que se cuide. Depois de o SBT herdar boa parte da audiência órfã dos desenhos animados da Globo, a Cultura - emissora com longa tradição em infantis - tem um novo trunfo para o horário diário das 11 horas. Sucesso há 16 anos no canal, a Turma do Cocoricó estreia amanhã a TV Cocoricó, sua primeira atração ao vivo.

"É inegável que a gente sonha atrair a parte do público que migrou para o SBT", admite Fernando Gomes, gerente do Núcleo Infantil da TV Cultura e bonequeiro que dá vida ao carismático Júlio, líder do Cocoricó. "Mas só quem tem programação infantil aliada à cultura e educação na TV aberta somos nós", diz, puxando a sardinha para seu lado e contrariando o perfil de que TV pública não liga para ibope.

Assim como o programa Cocoricó - que continua no ar, em esquema de temporadas, com 26 episódios semanais -, o novo TV Cocoricó também é voltado a crianças em idade pré-escolar. Agora, porém, saem as historinhas com começo, meio e fim, e a turma monta um programa de TV no paiol, com blocos independentes, apresentados pelo menino Julio. Em uma hora de duração, Julio, claro, interage com o cavalo Alípio, as galinhas Lola e Zazá, a vaca Mimosa e o primo João, que vira repórter em um telejornal da fazenda.

"Todo dia, o programa vai abordar um tema, mas de maneira bem variada. Por exemplo, se falarmos de diferença, podemos abordar desde os sinais matemáticos até as diferenças musicais, diferenças culturais e diferenças no vestir.", explica Gomes.

Outra novidade é a interação inédita entre os bonecos e personagens de carne e osso - no caso, a atriz Tânia Paes interpreta a produtora do programa, e a chef-mirim Rebeca Chamma, de 9 anos, apresenta um quadro de culinária duas vezes por semana.

Convidados ilustres também fazem parte do script do "programa dentro do programa". Em quadros pré-gravados, esportistas, cantores, autores e ilustradores são apresentados às crianças, sempre contando um causo de infância, para mostrar como se tornaram o que são. Amanhã, os primeiros visitantes sãoo cantor Daniel e a culinarista Palmirinha. Estão previstas ainda as participações de Raí, Tatiana Belink, Jair Rodrigues, Inezita Barrososo, a dupla Jane e Herondy, Marcelo Negrão, Tiê, Fabiana Cozza e Ronnie Von.

Apesar do nome parecido, Gomes garante que o TV Cocoricó não se parece com a TV Colosso, sucesso infantil da Globo nos anos 1990. "O fato de o programa ser feito de blocos independentes, com personalidades convidadas, é uma inspiração no Muppet Show", revela. "Eu assitia à TV Colosso e, até por ser um programa de bonecos, gostava. Mas aquilo era puro entretenimento. Não tinha compromisso com conteúdo educativo."

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 185349