PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 16/11/1992
Autor/Repórter: Flávio Henrique Lino

GLOBOSAT FAZ UM ANO COM 30 MIL ASSINANTES

Na semana passada, a GloboSat, empresa de TV por assinatura, completou um ano de atividades. Formada por quatro canais - Telecine, de filmes, GloboSat News Television (GNT), de notícias, Multishow, de variedades, e Top Sport - a empresa comemora seu aniversário ultrapassando a marca de 30 mil assinantes.

Durante este primeiro ano de operações, os canais tiveram seus formatos alterados à medida que a programação era modelada pela preferência do público.

- Fomos aprendendo no contato com os nossos telespectadores. Não adianta copiar os americanos ou os japoneses porque o brasileiro está acostumado com uma TV de qualidade, e nem sempre o que vem em estado bruto dos outros países é adequado para nós - ensina o diretor geral de programação da GloboSat, Luiz Gleiser, responsável pela transmissão de 80 horas diárias de programação nos quatro canais.

Ele acredita que entre 1995 e 1998, dependendo do andar da economia brasileira, comece o processo de massificação das TVs por assinatura no país.

- O brasileiro é um povo de tradição oral e a televisão passa, às vezes, na frente de outras prioridades - diz.

Como parte da comemoração de seu primeiro aniversário, a GloboSat está levando ao ar uma programação especial neste mês de novembro, que inclui um filme inédito em TV por dia, no canal Telecine, e os melhores shows do "Free Jazz Festival" deste ano, no Multishow. Além disso, a empresa já está pondo em andamento novos projetos para seu segundo ano: dia 2 de dezembro, a apresentadora Valéria Monteiro estréia no programa "Modos, modas & manias", uma revista feminina no canal GNT, e em 1993 o repórter Lucas Mendes deverá apresentar um programa jornalístico semanal nos Estados Unidos.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 19746