PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 30/05/1993
Autor/Repórter: Sônia Apolinário

'RÁ-TIM-BUM' VIRA UM CASTELO NA TV CULTURA

Um novo programa infantil está mobilizando a TV Cultura. O "Castelo do Rá-tim-bum", previsto para estrear em outubro, começou a ser gravado e tem cerca de cem pessoas envolvidas na sua realização. Voltado para crianças entre 3 e 8 anos, a atração mistura um seriado de ficção com quadros fixos.

O elenco infantil do seriado é composto por Luciano Amaral ("Mundo da Lua"), Cinthya Rachel e Fredy Allan Galembecki. Eles vivem às voltas com o doutor Victor (Sérgio Mamberti), um inventor que trabalha numa fábrica de brinquedos e mora num castelo encantado, junto com o aprendiz de feiticeiro Nino (Cássio Scapin) e a feiticeira Morgana (Rosi Campos). No programa tem estão Denise Fraga, como a jornalista Penélope, e bonecos de gato, cachorro, de um par de botas e o bicho Mal.

- A história tem uma preocupação pedagógica, mas é divertido. A criança aprende sem perceber que está sendo ensinada - explica o diretor-geral Cao Hamburger.

Outros cinco diretores dividem o trabalho com Cao, entre eles, Marcelo Tas, que também participa como ator em um dos 30 quadros. Ele é o Videokid, que explica todos os ''porquês" que inquietam as crianças. Quem também atua num dos quadros é Flávio de Souza, um dos cinco roteiristas do programa. Ele faz o Tíbio, irmão gêmeo do Perônio (Henrique Stroeter). Eles interpretam dois cientistas.

NOVA CO-PRODUÇÃO COM O SESI - Cada quadro do "Castelo de Rá-tim-bum" tem uma linguagem própria. Em "Os instrumentos", o som e a música são temas abordados por bichinhos, interpretados por atores. Em "Poesias", a animação é feita a partir de poesias de Arnaldo Antunes, Paulo Leminski e Manuel Bandeira, entre outros.

- Os quadros têm uma grande variedade técnica. O que dá unidade ao programa é o castelo. Todas as histórias giram em torno dele - explica Cao Hamburger, que já fez dois trabalhos para a TV Cultura: a série de animação "Os urbanóides" e a campanha de prevenção de acidentes domésticos "Lucas e Juquinha",, ambas recomendadas pela Unicef como referência na América Latina.

Ao todo, serão 70 episódios com meia hora de duração. O projeto do "Castelo de Rá-tim-bum" está orçado em US$ 1,2 milhão (cerca de 16 bilhões). Metade do custo do programa ficou a cargo do Serviço Social da Industria (Sesi), de São Paulo.

Roberto Muylaerte, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, explica que essa será a terceira co-produção da emissora com o Sesi. Foi graças a esta associação que a emissora fez os premiados "Mundo da lua" e "Rá-tim-bum".

O "Castelo" será exibido de segunda a sexta-feira às 18h30m ou às 19h30m. Além de exibido em São Paulo, o programa será transmitido para o Paraná, Pernambuco, Rondônia e Ceará. A TVE, no Rio de Janeiro, deverá retransmití-lo.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 21791