![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: O Dia Data de Publicação: 26/09/1993 Autor/Repórter: Ana Paula Araripe
![]()
A PARTIR DOS EUA, UM X NO PLANETA
Após invadir os lares americanos e ser apontada como a 28ª artista mais rica do mundo, com renda acumulada de 27 milhões de dólares (Cr$ 3 bilhões 240 milhões) no biênio 92-93, a apresentadora Xuxa se prepara para alçar novos vôos e expandir ainda mais o seu reinado nos Estados Unidos. Em 94, ela deve gravar o seu primeiro longa-metragem em inglês. O filme, orçado em três milhões de dólares (Cr$ 360 milhões), será dirigido por Amy Heckerling - a mesma diretora de Olha quem está falando.
A Xuxa Produções, espécie de holding das oito empresas que compõem o império da artista, está negociando com os estúdios da Disney, Columbia, Paramount e Sony a nova produção. "O filme será rodado no Brasil e nos Estados Unidos e nós já estamos selecionando uma menina americana para interpretar a Xuxa quando criança", adianta o diretor jurídico da Xuxa Produções, Luiz Cláudio Moreira, o terceiro na hierarquia do conglomerado Xuxa.
A apresentadora caiu de cama há 10 dias e os projetos para a conquista definitiva da América estão em suspenso. Mas os produtos com a marca Xuxa começam a ser despejados no mercado americano e as negociações para a venda do programa da MTM para emissoras da Europa vão de vento em popa. Até o fim do ano ou início de 94, a Rose Art - uma das empresas que tem licença para comercializar a marca Xuxa no exterior - lança meio milhão de bonecas com a cara de ShooSha. O LP com as versões em inglês dos hits da apresentadora também já está no forno da gravadora Sony. Se tudo correr bem, o programa, exibido atualmente em 121 canais independentes dos Estados Unidos, poderá ganhar mais 30 minutos.
Os planos são ambiciosos. "A Sony americana comprou os direitos para comercializar vídeos com passagens do programa. Há planos de mais tarde lançarmos um desenho animado da Xuxa no mundo inteiro. Na Argentina, já temos a concessão de um canal de TV por assinatura" , comemora Luiz Cláudio Moreira. Em entrevista aos jornais na semana passada, a toda-poderosa diretora Marlene Mattos revelou que serão 14 horas diárias de programação infantil, transmitidas pelo novo canal.
A midas infantil não pegará no batente nos próximos dois meses, devido ao seu problema de coluna. A diretora do império Xuxa deve chegar amanhã ao Rio e se sentar à mesa com sua equipe para reformular a agenda da apresentadora e traçar as metas para 94. Xuxa deveria voltar aos sets de gravação na próxima quinta-feira. Sem chances. Ela ficará de molho oito semanas e a TV Globo terá de encontrar uma alternativa para cobrir o espaço d musa dos baixinhos. Ela tem pr gramas gravados apenas até o próximo dia 17 de outubro. Marlene Mattos já anunciou que pretende reduzir a carga de trabalho de Xuxa Os dicionários e as aulas de japonês foram temporariamente arquivados e os planos para gravar um programa do outro lado do mundo também.
Mas o Xou não pode parar. "Nós estávamos no jogo preliminar. O jogo principal começa agora. Dependendo da repercussão nos Estados Unidos, a Xuxa pode provocar um estrago", exulta o diretor financeiro da Som Livre, Armando Braga, 40 anos. Ao contrário do que o jornal Daily News publicou na sua edição de 3 de agosto de 93, Xuxa não está disposta a conquistar apenas os Estados Unidos. Ela quer marcar um X em todo o planeta.
IMPÉRIO DE MUITAS FRONTEIRAS - Em 89, a apresentadora Xuxa dá o pontapé inicial em sua carreira internacional, lançando um disco em castelhano na América Latina. O império, administrado até 88 também pelo pai, o militar reformado Luís Floriano Meneghel, a mãe, d. Alda, os irmãos Cirano, Bladimir e Solange, muda de mãos. A diretora Marlene Mattos continua a comandar o grupo de empresas e o advogado Luiz Cláudio Moreira assume o terceiro lugar na hierarquia do conglomerado Xuxa. Atualmente, só a mãe, D. Alda (responsável pelo guarda-roupa de Xuxa) e os irmãos Solange (O bicho comeu) e Bladimir (coordenador da segurança) se mantém no conglomerado.
Em 93, ela traz o cantor Michael Jackson ao Brasil. Antes, já empresariava oito paquitas, três paquitos, Sérgio Mallandro e Angel. Mas a empresa mais bem sucedida financeiramente do conglomerado é a Xuxa International, com sede nas ilhas Cayman, conhecido paraíso fiscal. A empresa arrecada os direitos autorais no mundo inteiro, com exceção do Brasil e dos Estados Unidos. Atualmente, a rainha recebe em média seis pedidos de licenciamento por semana do exterior. Os royalties variam entre cinco e 20 por cento. No caso dos discos, por exemplo, Xuxa recebe 20% do que é arrecadado com cada bolacha.
Em sua fazenda, de três milhões de metros quadrados em Rio Bonito, ela tem 50 cavalos manga-larga e 200 cabeças de gado. Num casarão de três andares, em Botafogo, mantém há três anos o seu curso de modelo e manequim. Com duração de sete meses e uma carga de seis horas semanais, a mensalidade do curso hoje é de Cr$ 7 mil. Mais barato, o curso da modelo Monique Evans sai por Cr$ 4.700 por mês, mas tem uma matrícula de Cr$ 2.350. Na Fundação Xuxa Meneghel, ela mantém 250 crianças, desembolsando todo mês em torno de 30 mil dólares para custear as despesas.
"Em 86, nós tínhamos duas paquitas e três pessoas na produção do programa na TV Globo. Em torno de 60 pessoas trabalhavam nessa época. Hoje temos 14 pessoas na produção e mais de 120 envolvidas nas gravações", recorda o produtor do programa Newton Gouveia, 45 anos.
POUCAS PALAVRAS NA VERSÃO AMERICANA - Em seu programa de estréia nos Estados Unidos, Xuxa repete a receita de sucesso brasileira, com alguns tropeços. A apresentadora não domina ainda o inglês e se comunica através de monossílabos e frases curtas do tipo "time is running out" (o tempo está acabando) e "keep going" (continue). O pianista Michael Feinstein, convidado do programa, faz até uma brincadeira sobre os escorregões da apresentadora, em uma canção improvisada. "O seu inglês é mais ou menos, mas tudo ok", canta num dos trechos da música.
Assessora por dois atores vestidos de urso e de tigre, a apresentadora incita as crianças a soltarem a franga e contagia com seu ritmo aeróbico. No programa, Xuxa sai de dentro de um globo (não é mais uma nave) e se mistura às crianças que empunham bandeiras dos Estados Unidos, Brasil e da grife Xuxa. Na versão americana, quatro paquitas controlam os arroubos infantis. A crítica americana esqueceu a polêmica em torno do filme Amor, Estranho Amor e tem tecido elogios ao desempenho da ShooSha.
FRASES DE EFEITO MARCAM O SUCESSO
- Diller Trindade, diretor da Dream Vision - "Ela é a Carmem Miranda do ano 2000".
- Marlene Mattos, empresária - "A Xuxa não pode ser comparada à Carmem Miranda. Eu só comparo ela a ela mesmo. Ela é única"
- Luiz Cláudio Moreira, diretor jurídico da Xuxa Produções - "Qual o brasileiro que teve um destaque dentro dos Estados Unidos? O Pelé porque jogou no Kosmos, o Senna em segundo plano e o Emerson Fittipaldi. A Bossa Nova ocupava três, quatro, cinco mil lugares naqueles teatros. A Xuxa é diferente, ela está interferindo na cultura americana" .
- Armando Braga, diretor financeiro da Som Livre - "O Michael Jackson estava no primeiro mundo. A Xuxa saiu do terceiro, teve que aprender inglês. O jogo principal começa agora. Nós estávamos no jogo preliminar. Dependendo da repercussão do programa no. EUA, ela pode fazer um estrago''.
- Xuxa, Daily News, agosto de 93 - "Eu estava visitando Los Angeles há três anos e fui até a calçada da fama em Hollywood. Havia uma estrela sem nome e eu peguei uma caneta pilot e escrevi meu nome. Depois quando vi este palco e vi meu nome nos luminosos, eu pensei, esta é minha ''estrela".
O MUNDO É O LIMITE - São números que se medem em milhões de dólares no balanço dos dez anos de carreira dirigida ao público infantil, os seus "baixinhos", que começaram a se render aos encantos da musa em 1993, no auditório da recém-inaugurada TV Manchete. Hoje, eles se espalham cada vez mais por 20 países, com destaque para a conquista mais recente: os Estados Unidos
. 1983 - A gaúcha Maria da Graça Meneghel estréia como apresentadora infantil no programa Clube da Criança, na TV Manchete. No mesmo ano faz o seu début no cinema com o filme Fuscão preto. Em 86, se transfere para a TV Globo, lança os primeiros produtos destinados ao público infantil, entre eles o primeiro LP, Xou da Xuxa. Em 89, faz a primeira incursão na sua carreira internacional, lançando um disco em espanhol.
. 1991 - Xuxa começa a expandir o seu reinado. Assina um contrato com a Telefé, a maior emissora da Argentina, para apresentar um programa diário , seguindo o modelo vitorioso na TV Globo. O programa argentino El Show de Xuxa é exibido em 17 países de língua espanhola, inclusive nos Estados Unidos. A grife Xuxa passa a ser cada vez mais conhecida fora do Brasil. Sandálias plásticas, fabricadas pela Grandene, vendem 1,5 milhão de pares na terra de Tio Sam. A revista Forbes aponta Xuxa como a 37ª atração mais rica do show business internacional.
. 1992 - Xuxa atravessa o Atlântico para apresentar o programa Xuxa Park, na Tele 5, na Espanha. Nesse mesmo ano é eleita pela revista People como uma das 50 pessoas mais bonita do mundo, ao lado de Sharon Stone, Elizabeth Taylor e outros pesos pesados do mundo do entretenimento mundial. Em setembro, assina um contrato com a Mary Tyler Moore Enterprises Inc para apresentar a versão em inglês de seu programa nos Estados Unidos.
. 1993 - Em setembro, a imagem eletrizante de Xuxa invade os lares americanos, através de 121 canais independentes, incitando as crianças americanas ''to drop a chicken" (em português, literalmente, "soltar a franga"). O lançamento do programa é comemorado na Disneyworld. Nos estúdios da MGM ela ganha um honroso espaço na calçada da fama. Retorna 'a lista da revista Forbes, desta vez em 28ª lugar na lista das grandes estrelas milionárias, desbancando astros do quilate de Harrisson Ford e Paul MacCartney, e se prepara a,gora para conquistar a Ásia.
- US$ 46.000.000 (Cr$ 5.520.000.000) - Foi quanto Xuxa ganhou nos últimos quatro anos. Em uma lista divulgada este mês pela revista americana Forbes, ela é apontada como o 282 artista mais bem pago do planeta. A musa dos baixinhos embolsou US$ 19 milhões entre 1990 e 91. Entre 92 e 93 o faturamento pulou para US$ 27 milhões. Somados, esses números equivalem a 9 passes de Romário ou a 836 Jeeps importados (semelhantes a um de seus carros preferidos).
- 36 empresas brasileiras possuem licença para vender produtos com a marca Xuxa. Mais de 65 itens levam a sua assinatura.
- 000.000 bonecas, a imagem de Xuxa, estão sendo fabricadas para serem lançadas até o fim do ano nos EUA. A Rose Art e a ABC Traders possuem a licença para explorar a marca Xuxa no mundo inteiro em mais de 60 produtos que estão sendo lançados primeiramente nos Estados Unidos, no Canadá e em Porto Rico.
SÃO 9 EMPRESAS CRIADAS DESDE 1983, UM CONGLOMERADO QUE EMPREGA DIRETAMENTE CERCA DE 200 PESSOAS
. XUXA PROMOÇÕES E PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Diretora: Marlene Mattos / Diretor-Jurídico: Luiz Cláudio Moreira / Atividade: Licenciamento e merchandising no Brasil / Ano de fundação: 1983
. O BICHO COMEU
Diretoras: Xuxa e Solange Meneghel / Atividade: Comercialização de roupas e acessórios infantis / Ano de fundação: 1983
. BEIJINHO BEIJINHO PRODUÇÕES
Diretora: Marlene Mattos / Diretor-Jurídico: Luiz Cláudio Moreira / Atividades: Programas de TVs e discos / Ano de fundação: 1987
. XUXA TURISMO
Diretora: Marlene Mattos / Gerente: Joana da Silva Mendonça Furtado / Atividade: Agência de Viagens / Ano de fundação: 1989
. FAZENDA MG MENEGHEL
Diretora: Marlene Mattos / Gerente: Florisval Gomes dos Santos Atividade: Criação de gado leiteiro (200) e cavalo manga larga (50) / Ano de fundação: 1989
. FUNDAÇÃO XUXA MENEGHEL
Diretora: Marlene Mattos / Gerente: Angélica Goulart Atividade: Assistência a 250 crianças carentes entre 3 e 12 anos / Ano de fundação: 1989
. XUXA INTERNATIONAL
Diretora: Marlene Mattos / Diretor-Jurídico: Luiz Cláudio Moreira / Atividade: Licenciamento mundial, exceto no Brasil e nos EUA / Ano de fundação: 1990
. CURSO DE MODELO E MANEQUIM XUXA MENEGHEL
Diretora: Marlene Mattos / Diretor-Artístico: Oswald Berry / Atividade: Forma anualmente 120 modelos entre 5 e 18 anos / Ano de fundação: 1991
. LIGHT BEAM CORPORATION
Diretora: Marlene Mattos / Diretor-Jurídico: Luiz Cláudio Moreira / Atividade: Licenciamento, merchandising e contratos de TV nos EUA / Ano de fundação: 1992
- US$ 200.00 (cr$ 240.000.000) - Este é o cachê da apresentadora para estrelar um comercial para televisão. Em 1992, Xuxa fez 12 filmes de publicidade
- 400 marcas estão registradas em nome de Xuxa, em toda a Europa Ocidental., parte da Oriental, nos Estados Unidos, Canadá, em todos os,países da América Latina, Japão, Hong Kong, Coréia e Formosa. Segundo o diretor financeiro da Som Livre, Armando Braga, foram gastos cerca de US$ 800 mil apenas para se efetuar os registros jurídicos das marcas.
DISCO - 15.179.722 - discos vendidos no Brasil desde o primeiro , Xou da Xuxa, lançado em 1986. Em espanhol, foram gravados 4 discos, sendo que os três primeiros venderam 2.550 mil.
. Xou da Xuxa (1986): 2.622.977
. Xegundo Xou da Xuxa (1987): 2.701.435
. Xou da Xuxa (III) (1988): 3.156.146
. Karaokê da Xuxa (1988): 707.587
. Xuxa contra o Baixo Astral (1989): 106.041
. Xou da Xuxa (IV): (1989): 2.885.705
. Xuxa I* (1989: 1.400.000
. Xou da Xuxa (V): 1.148.861
. Xuxa Espanhol (1990): 130.437
. Xuxa II* (1991) 750.000
. Xou da Xuxa (VI) (1991): 903.144
. Xou da Xuxa (VII) (1992): 640.559
. Xuxa III* (1992): 400.000
. Xuxa (1993) 176.830
. Xuxa (sucessos*): (1993): -
(*) Gravados em Espanhol e lançados nos países da América Latina e nos EUA
20 PAÍSES EXIBEM O PROGRAMA DA RAINHA DOS BAIXINHOS, além de consumirem seus discos e os produtos com a grife Xuxa:
BRASIL / ARGENTINA / BOLÍVIA / CHILE / COLÔMBIA / COSTA RICA / EL SALVADOR / ESPANHA / ESTADOS UNIDOS / EQUADOR / GUATEMALA / HONDURAS / MÉXICO / NICARÁGUA / PANAMÁ / PORTO RICO / PERU / PARAGUAI / URUGUAI/ VENEZUELA
Segundo o diretor jurídico da Xuxa Produções, Luiz Cláudio Moreira, Japão, Alemanha, França e Canadá serão os próximos países que se renderão ''a xuxamania mundial''
FILMES - 1994
Xuxa Kid será o primeiro longa metragem de Xuxa nos Estados Unidos, com direção de Amy Heckerling (responsável por Olha quem está falando/1989) O filme está orçado em US$ 3 milhões e será rodado no Brasil e nos EUA. O enredo envolve Xuxa com crianças carentes, em clima entre a realidade e a fantasia. A empresária Marlene Mattos tem um papel na história, interpretado por Patrícia França. A produção será definida entre a Walt Disney, Columbia, Paramount ou Sony.
A empresária Marlene Mattos está negociando um canal de TV por assinatura na Argentina. Os países latinos terão a disponibilidade de 14 horas diárias do Xou da Xuxa. O programa nos EUA será ampliado para uma hora.
Será lançado o primeiro LP e CD em língua inglesa, com as versões de seus grandes sucessos como Ilariê.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 23010