![]()
PUC-Rio
![]()
Jornal/Revista: Folha de S. Paulo Data de Publicação: 26/12/1993 Autor/Repórter:
![]()
GLOBO, BANDEIRANTES E GLOBOSAT LANÇAM SPORTV DIA 1º DE JANEIRO
No primeiro minuto de 1994, o canal por assinatura Top Sport já não estará mais no ar. Em seu lugar, entra a vinheta do Sportv, um novo canal por, assinatura que unirá as duas maiores potências esportivas da TV convencional -Globo e Bandeirantes -, além da Globosat. No cardápio, 24 horas diárias de esporte.
A idéia surgiu há apenas dois meses, quando Antônio Ataíde, diretor-geral da Globosat, pensou num canal por assinatura que transmitisse os eventos esportivos nacionais. O concorrente do Top Sport, a ESPN, da TVA, oferece majoritariamente competições disputadas no exterior. A associação entre as emissoras foi acertada em tempo recorde.
Segundo o diretor de programação da Globosat, Luiz Gleiser, o novo canal já entra no ar com cerca de 70 mil assinantes herdados do Top Sport. Os custos da empreitada, diz ele, ainda não foram totalizados, e o retorno é coisa para se pensar mais tarde. "Nos Estados Unidos, o prazo de retorno para uma TV por assinatura é de três a sete anos em média", diz. "Imagine no Brasil,onde não há uma estrutura adequada ainda".
A programação do Sportv pode ser dividida em 40% do campeonato brasileiro de competições disputadas no Brasil, outros 40% nos EUA e 20% na Europa. ''Vamos trazer também eventos de interesse estratégico, como o vôlei italiano e o futebol espanhol, campeonatos nos quais há vários atletas brasileiros atuando".
Fora o surfe, skate, esquina neve e até acrobacias em cama elástica, o Sportv vai contemplar os amantes do futebol com a exclusividade dos campeonatos Brasileiro, Paulista e Carioca. "Vamos transmitir ao vivo mesmo para a cidade onde o jogo estiver acontecendo, o que não acontece na TV convencional", diz Gleiser.
Outra atração prometida para janeiro são cinco partidas do Brasil na Copa de 70 - só o jogo contra a Romênia ficou de fora por falta de qualidade do teipe. No dia primeiro, às 21h, a bola rola para Brasil x TchecoSlováquia, a arrancada da seleção para o tricampeonato mundial.
Para as transmissões, além das equipes da Globo e da Bandeirantes, o Sportv contará com locutores e comentaristas contratados. O ex-craque Bernard já está contratado para comentar as partidas de vôlei. O canal só não vai transmitir os eventos que a Globo e a Bandeirantes estiverem exibindo ao vivo. "Mostraremos em outro horário, para dar opção aos assinantes", diz Gleiser.
![]()
Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 24048