PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 03/03/1994
Autor/Repórter: Cristina Barbieri

EMPREGADA 17 ANOS MAIS VELHA

Chica Lopes repete papel em 'Éramos seis'

SÃO PAULO - Nilton Travesso, diretor do núcleo de dramaturgia do SBT, e os atores de "Eramos seis" vivem dizendo que não assistiram - e nem pretendem assistir - à versão da novela exibida pela TV Tupi em 1977. Travesso explica que não quer sofrer influências da montagem, que passou por dificuldades financeiras e estruturais e foi exibida dois anos antes de a emissora fechar. Entretanto, pelo menos uma imagem da versão antiga vai se repetir na nova "Eramos seis", que tem estréia prevista para 2 de maio. E a de Chica Lopes, que interpretará pela segunda vez Durvalina, a empregada de Dona Lola na história de Maria José Dupret.

- Lembro que as pessoas me paravam na rua para falar como choravam nas cenas mais tristes - conta a atriz, atualmente com 68 anos.

Sua carreira se entrelaça com parte da história do teatro e da TV do Brasil. Chica sorri satisfeita com o destaque que os atores negros têm conseguido nas novelas. Em 49 anos de carreira, ela só interpretou escravas e empregadas na TV. E não se envergonha de dizer que conseguiu isso porque sempre foi bonita.

- Gosto é de trabalhar, não importa o papel. Já tive bons projetos, em que viveria mulheres fortes, mas eles nunca deram certo. O preconceito existe, e a gente sabe - diz.

Chica começou a trabalhar no Teatro Experimental do Negro, em 1955, e dois anos depois atuava em teatro amador com Tarcísio Meira. Curiosamente, quase 50 anos mais tarde, ela será a empregada da família de Alfredo (Tarcísio Filho) em "Eramos seis". A atriz também participou da montagem de "E o vento levou", minissérie transmitida ao vivo pela Tupi, e das primeiras versões das novelas "Roda de fogo" e "O direito de nascer".

- Infelizmente, fiz a besteira de me casar e tive que parar com a televisão. Mas em 1979 quis voltar e fui pedir emprego na TV Cultura. Disse que poderia fazer qualquer coisa, até o cafezinho ou a limpeza, porque precisava ganhar dinheiro. Acabei trabalhando como atriz em "Cabarés literários", "Bambalalão" e "Catavento" - conta.

"Éramos seis" tem ainda Bete Coelho, Nathália Timberg e João Vitti no elenco.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 24370