PUC-Rio

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 12/02/1995
Autor/Repórter: Luiz Augusto Michelazzo

PERSONAGENS HISTÓRICOS

SÃO PAULO - Lutas abolicionistas, intrigas familiares e financeiras, tentativas de assassinato, triângulos amorosos e todo o ambiente artístico do Rio de Janeiro no fim do século passado estarão presentes na nova novela de época que o SBT está preparando para substituir "As pupilas do senhor reitor". Trata-se de "Sangue do meu sangue", que deve ir ao ar no início de junho. Na trama, os personagens centrais - fictícios - contracenam com personagens históricos como a Princesa Isabel e José do Patrocínio, que tem uma participação efetiva no enredo. Em esquema de superprodução, a emissora paulista está construindo uma nova cidade cenográfica.

A obra é uma reedição da trama escrita por Vicente Sesso e levada ao ar pela extinta TV Excelsior, entre 1969 e 1970, com grande sucesso de público. A nova versão está sendo adaptada por uma equipe coordenada pelo ator, diretor e roteirista Paulo Figueiredo. Tendo lido pouco mais de cem dos 240 capítulos da novela original, ele está entusiasmado.

- A obra tem uma riqueza extraordinária de personagens, que são muitos e praticamente todos importantes. Eles vão aparecendo e sendo integrados à história de maneira muito inteligente e bem articulada, como num bom folhetim -conta Figueiredo, que tem intenção de manter a longa duração da novela.

O enredo de Sangue do meu sangue gira em torno de dois núcleos familiares: o de Clóvis, o grande vilão (vivido na primeira versão por Henrique Martins) e o de Carlos (interpretado por Francisco Cuoco).

O elenco deverá incluir praticamente todos os atores de "Éramos seis" que já renovaram contrato com o SBT: Tarcísio Filho, Denise Fraga, Irene Ravache, Othon Bastos, Osmar Prado, Bete Coelho, Marcos Caruso, Jandir Ferrari, Jussara Freire e Flávia Monteiro.

Fonte: Banco de Dados TV-Pesquisa - Documento número: 27278